logo RCN
NOTÍCIAS

Procon alerta para golpes com boletos fraudados

  • SECOM-PMJ -

Diante da grande quantidade de denúncias recebidas diariamente, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON) de Joinville faz um alerta para a população.De acordo com o Procon, os golpes mais aplicados com boletos fraudados estão relacionados a pagamento de financiamento de automóveis e faturas de operadoras de telefonia. O consumidor é lesado ao gerar um documento por meio de um site falso, ou ao acessar um link enviado por e-mail ou Whatsapp.

Em caso de dúvidas, a recomendação é que o consumidor não efetue o pagamento e entre em contato com a empresa."Quando a pessoa paga um boleto falso, não salda a dívida original. O credor vai continuar tendo direito a receber, pois ele também está sendo vítima. Os fraudadores se utilizam das empresas idôneas para aplicar os golpes. Os sites e as faturas falsas são muito parecidos com os originais", alerta a gerente do Procon de Joinville, Cristiane Berger.

Outro golpe comum atinge, principalmente, aposentados e pensionistas do INSS. Ao obter dados pessoais, bancos e instituições financeiras passam a procurar os beneficiários com insistência oferecendo crédito rápido e fácil.Muitas vezes, o crédito é efetuado na conta bancária sem consentimento e o golpe só é identificado após o pagamento de várias parcelas, debitadas diretamente do benefício.

Para esses casos, Cristiane orienta: "Quem sofrer esse golpe, deve comparecer ao Procon munido de documentos como extrato bancário e extrato de benefícios do INSS. Vamos identificar a instituição financeira e realizar as ações administrativas cabíveis".

As fraudes não atingem apenas os consumidores, mas também pequenos estabelecimentos comerciais. É o caso do antigo golpe das "listas telefônicas", que agora ganhou nova roupagem.

Após aceitar divulgação que seria gratuita do seu negócio em um site de serviços, o comerciante recebe um contrato para autorizar a publicidade e, posteriormente, começam as cobranças pelo serviço. Esse tipo de contrato não tem validade jurídica e pode ser contestado pelo consumidor, basta procurar ajuda do Procon. 

Fuja dos golpes

- Nunca passe informações pessoais por telefone a pessoas desconhecidas, tais como números de CPF, CNPJ, endereço e dados bancários.

- Jamais informe senhas ou entregue chips de telefone e cartões de crédito a pessoas desconhecidas.

- Antes de assinar um contrato, leia o documento e se atente aos termos. Documentos assinados às pressas, na tentativa de não perder um "bom negócio", podem se transformar em problemas futuros.

- Ao buscar a segunda via de boletos bancários, verifique se o site acessado é realmente o da loja, operadora, banco ou financeira contratada. Geralmente, os sites falsos apresentam algum caractere (letra ou número) diferente em seu endereço.

- Não acesse links enviados por Whatsapp de empresas e contatos desconhecidos. Dificilmente empresas idôneas enviam boleto por Whatsapp.

- Os cartórios não entram em contato avisando que a empresa será protestada.

O atendimento do Procon é realizado de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, pelo Whatsapp 98815-3195, pelo e-mail atendimento.procon@joinville.sc.gov.br ou pelo telefone 151. Por esses canais, também é possível solicitar atendimento presencial, que deve ser agendado antecipadamente.

Plantio de árvores marca abertura da Semana do Meio Ambiente de Joinville Anterior

Plantio de árvores marca abertura da Semana do Meio Ambiente de Joinville

STF definirá limites para quebra de sigilo de históricos de busca na internet Próximo

STF definirá limites para quebra de sigilo de históricos de busca na internet

Deixe seu comentário