logo RCN
NOTÍCIAS

Prefeitura de Joinville inicia distribuição dos kits alimentação na Rede Municipal de Ensino

  • SECOM-PMJ -

Até sexta-feira (28/5), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação (SED), realiza a distribuição de 36,8 mil kits de alimentação para os alunos da Rede Municipal de Ensino.Esta é a segunda entrega de kits que o município executa neste ano, com 36.893 alunos cadastrados, sendo 5.049 indicados exclusivamente como remotos.

Durante este ano, a Prefeitura de Joinville planeja realizar cinco ciclos de distribuição dos kits de alimentação, mesmo com o retorno das aulas presenciais. Para tanto, o município prevê a contrapartida de R$ 1,5 milhão, além dos recursos oriundos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

De acordo com o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari, Joinville optou por manter a política dos kits de alimentação, devido à importância que o benefício representa para os alunos e suas famílias.

"Os kits de alimentação têm papel fundamental nesse momento pelo qual passamos. Queremos que os nossos alunos tenham qualidade alimentar e nutricional suficiente para que possam estar dispostos, saudáveis e em condições de aprender. Essa complementação alimentar faz toda a diferença no desenvolvimento e bem-estar dos nossos alunos", afirma Calegari.

Nesta nova fase, a entrega dos kits às famílias está sendo organizada pelas próprias Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) e, por isso, os responsáveis pelos alunos devem entrar em contato com a sua unidade escolar para verificar a programação.

Na Escola Municipal Professora Anna Maria Harger, no bairro Guanabara, o cronograma de entrega dos kits de alimentação foi dividido de acordo com as séries, e acontecerá de segunda a quinta-feira (24 a 27/5), das 8h às 17h.

Na unidade, 509 alunos foram inscritos para receber o kit de alimentação. Desse total, 400 frequentam as aulas em sistema híbrido e 109 estão em ensino remoto. Além de ajudar no orçamento das famílias, os kits ajudam a aproximar as crianças da escola, nos períodos em que não frequentam as aulas presenciais.

Mãe do pequeno Cauê, aluno do 2º ano, Gabriela Eduarda Klug, está desempregada e conta com o kit de alimentação para reforçar o cardápio de casa.

"Como ele está em ensino remoto e não tem o lanche da escola, o kit tem ajudado bastante. Também é um contato que o meu filho tem com a escola. Mesmo estando em casa, sabe que a escola tem esse carinho com ele", afirma Gabriela.

Como receber o kit alimentação

As famílias que não se cadastraram para receber o benefício, ainda podem comunicar a escola que irá verificar a disponibilidade de kits remanescentes para entrega posterior.A alimentação escolar é um direito do aluno, inclusive para as crianças matriculadas em CEIs conveniados com a Prefeitura de Joinville. Desta forma, a renda da família não é um critério para o recebimento e todos podem ter acesso ao kit.

Os estudantes que estão em ensino híbrido recebem um pacote de arroz, um pacote de leguminosa que pode ser feijão ou lentilha, um litro de leite, um pacote de biscoito e duas latas de sardinha. Já para aqueles em ensino remoto, será acrescentado um pacote de macarrão e uma garrafa de suco integral.

Cuidados necessários

A recomendação da prefeitura é que apenas uma pessoa da família vá até a escola para retirar o kit de alimentação.Além disso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial da pessoa que preencheu o cadastro. Uso de máscara, higienização das mãos e manutenção do distanciamento social são imprescindíveis.Após a entrega, o responsável pelo aluno assina a ficha comprovando que fez a retirada do kit.

CORONAVÍRUS -  Joinville confirma dez mortes e 130 novos casos Anterior

CORONAVÍRUS - Joinville confirma dez mortes e 130 novos casos

Joinville discute Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Próximo

Joinville discute Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Deixe seu comentário