logo RCN

Prefeitura de Joinville forma novas técnicas em enfermagem

Na sexta-feira (28), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, realizou a formatura de oito alunas do curso Técnico em Enfermagem, modalidade Pós-Médio, da Escola Municipal de Saúde Maria Carola Keller. A cerimônia foi na Câmara de Vereadores de Joinville. A turma tem nove alunas, mas uma das estudantes fez a formatura em gabinete.

"Muito importante que Joinville, em um determinado momento, tenha se preocupado em criar uma escola de formação em enfermagem. Com certeza, tão logo, essas profissionais estarão no mercado de trabalho e em muitos casos no Sistema Único de Saúde do município", afirma Tânia Eberhardt, secretária da Saúde de Joinville que no ato representou o prefeito Adriano Silva.

Tânia também lembrou durante o discurso a dedicação e entrega que fazem parte do dia a dia de quem escolhe a área da saúde para trabalhar. 

A Escola Municipal de Saúde é considerada uma referência na área de enfermagem. A turma 2021/2023 do curso Técnico em Enfermagem, modalidade Pós-Médio, realizou 1.800 horas de aula, com cerca de dois anos e meio de formação. Além da parte teórica, as estudantes realizaram estágios tanto na rede pública, quanto privada.

As novas técnicas em enfermagem iniciaram a formação em 2021 e concluíram o curso no início deste ano. A formação é oferecida gratuitamente pela Prefeitura de Joinville.

Aos 23 anos, Larissa Godoy teve a missão de ser a oradora da turma durante a cerimônia. Ela, que sempre estudou em escola pública, agora tem como principal objetivo entrar no mercado de trabalho.

"Não foi fácil chegar até aqui. Muitas das alunas trabalham, são mães, esposas, então tinham muitas coisas para conciliar ao mesmo tempo. Mas todas são muito dedicadas e os momentos que a gente viveu, estágios, não vamos esquecer. Com a experiência e os conhecimentos que os professores passaram, nos sentimos preparadas, principalmente por ser uma escola muito reconhecida na área", diz Larissa.

*50 anos formando profissionais*

A Escola Municipal de Saúde teve seu início em novembro de 1973 ao formar os atendentes do Hospital Municipal São José em auxiliares de enfermagem. As primeiras turmas foram exclusivamente para funcionários internos.

Em julho de 1990, pela Lei Municipal 2.416, a Escola passou a fazer parte da Secretaria Municipal da Saúde. Em 2007, a Escola Municipal de Saúde passou a denominar-se Escola Municipal de Saúde Maria Carola Keller.

Turismo catarinense tem o segundo maior crescimento do país Anterior

Turismo catarinense tem o segundo maior crescimento do país

Sinais de trânsito podem ganhar nova cor. Entenda a novidade Próximo

Sinais de trânsito podem ganhar nova cor. Entenda a novidade

Deixe seu comentário