logo RCN
Notícia

Papa Francisco levanta possibilidade de renunciar por causa da saúde

  • Amenews -

Na volta da viagem ao Canadá, sumo pontífice disse a jornalistas que, na sua idade e com suas limitações, precisa pensar na possibilidade de se afastar, mas deixou claro que não será agora.

"Vamos ver o que a perna diz", disse Francisco. "Na minha idade e com essas limitações, tenho que economizar um pouco para poder servir à Igreja. Ou, então, pensar na possibilidade de me afastar."
Não foi a primeira vez que ele tocou no tema da renúncia, mas talvez tenha sido a declaração mais enfática. "Não é nenhuma catástrofe mudar de Papa", disse Francisco, abrindo claramente as portas para a aposentadoria do sumo pontífice.

"Acho que tenho que me limitar um pouco com esses esforços", reconheceu o Papa. "Mas vou tentar viajar e estar perto das pessoas."
Em Quebec, esta semana, Francisco pediu perdão pelo que os cristãos fizeram com os povos indígenas. Mas nem todos ficaram satisfeitos, porque não ouviram dele a palavra genocídio.

"Não pensei na palavra, mas descrevi o genocídio em si. Foi genocídio, sim. Podem escrever", admitiu.
Ele condenou as formas de exploração e colonialismo que ainda existem contra os indígenas, em vários lugares do planeta.



Nova York declara estado de emergência por varíola de macacos Anterior

Nova York declara estado de emergência por varíola de macacos

Multa contra embaraço a trânsito deve voltar a existir em Joinville Próximo

Multa contra embaraço a trânsito deve voltar a existir em Joinville

Deixe seu comentário