logo RCN
Notícias

Operação do IMA resgata aves ameaçadas de extinção

  • Divulgação/IMA -

O Instituto do Meio Ambiente dde Santa Catarina (IMA) realizou operação de fiscalização no município de Rodeio e resgatou 13 pássaros da espécie cardeal-amarelo (Gubernatrix cristata), ave globalmente ameaçada de extinção. A ação ocorreu após recebimento de denúncia, que indicava o comércio ilegal dos animais. Com o apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais (DCRA), da Polícia Civil de Santa Catarina, a equipe do IMA, composta por técnicos da Gerência de Biodiversidade e Florestas e (GEBIO) e da Gerência de Fiscalização (GEFIS), conseguiu localizar os infratores e resgatar os passarinhos.

Somente neste ano, o IMA recebeu 513 aves, oriundas de apreensões no estado de Santa Catarina, para reabilitação no Centro de Triagem de Animais Silvestres - CETAS, localizado no Parque Estadual do Rio Vermelho.

O cardeal-amarelo é uma espécie emblemática e muito visada pelo tráfico de fauna silvestre, devido à sua beleza e canto melodioso, o que culminou na drástica redução de sua população, que no Brasil é estimada em apenas 50 indivíduos. Em decorrência disso, o cardeal-amarelo hoje consta na lista de espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção, na categoria 'criticamente ameaçada' (CR), e é espécie alvo do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves dos Campos Sulinos, do qual o IMA é uma instituição colaboradora.

As aves resgatadas foram destinadas pelo IMA ao Parque das Aves, em Foz do Iguaçu (PR), para, inicialmente, passarem por uma avaliação clínico sanitária, e então serem encaminhadas a instituições que compõem o Grupo de Trabalho para o cardeal-amarelo, dentro do Programa de Manejo ex situ de Espécies Ameaçadas, por meio da cooperação técnica estabelecida entre Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente (ICMBio-MMA) e a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB). Para dar destinação às aves, o IMA também contou com o apoio do Hospital Veterinário da UNISOESC de Joinville.


Justiça determina: 48 cães em situação de maus-tratos podem ir para lares provisórios Anterior

Justiça determina: 48 cães em situação de maus-tratos podem ir para lares provisórios

Portaria altera gestão do SAMU em SC Próximo

Portaria altera gestão do SAMU em SC

Deixe seu comentário