logo RCN

Obesidade entre jovens no Brasil aumentou 90% em 1 ano

  • Foto: Getty Images / Reprodução -

Os índices de obesidade entre os jovens brasileiros atingiram um nível alarmante, superando todas as expectativas. De acordo com uma pesquisa recente, a parcela de obesos na população de 18 a 24 anos aumentou de 9% em 2022 para 17% em 2023, representando um aumento de 90% na obesidade nessa faixa etária.

Esse indicador é o mais alto desde que a pesquisa começou a ser realizada, em 2006, quando o percentual de obesos nessa faixa etária era de 12%. Os dados revelam uma tendência preocupante de crescimento acelerado da obesidade entre os jovens brasileiros.

Entre os principais motivos apontados para esse aumento tão significativo em um curto período de tempo estão o aumento no consumo de fast food e alimentos ultraprocessados, o baixo consumo de frutas e verduras e o baixo nível de atividade física. Esses fatores combinados têm contribuído para a deterioração dos hábitos alimentares e de saúde dos jovens.

Além disso, a pesquisa também revelou que os jovens incluídos nas estatísticas são aqueles que estavam na escola ou ingressando no mercado de trabalho quando a pandemia chegou. Isso sugere que a ansiedade e o estresse provocados pelo contexto pandêmico podem ter contribuído para o aumento da obesidade nessa faixa etária.

A pesquisa trouxe à tona outros dados preocupantes sobre a saúde dos brasileiros. Cerca de 56% da população apresenta excesso de peso, demonstrando a prevalência do sobrepeso. Além disso, 12% dos brasileiros são fumantes, 22% fazem uso excessivo de álcool, 13% já receberam diagnóstico de depressão e 27% de ansiedade, revelando um quadro complexo de problemas de saúde mental.

Esses resultados indicam que os jovens estão demonstrando menos cuidado com sua saúde em comparação com as gerações anteriores, o que representa um possível desafio para o sistema de saúde no futuro. A tendência de aumento da obesidade e de outros problemas de saúde pode sobrecarregar ainda mais os serviços de saúde.

OMS classifica o adoçante aspartame como potencial cancerígeno Anterior

OMS classifica o adoçante aspartame como potencial cancerígeno

Companhia Águas de Joinville abre concurso público com 20 vagas em diversos níveis de escolaridade Próximo

Companhia Águas de Joinville abre concurso público com 20 vagas em diversos níveis de escolaridade

Deixe seu comentário