logo RCN
Notícia

Mês da Consciência Negra terá programação em Joinville

  • SECOM PMJ -

Na segunda-feira (15/11), inicia a programação do Mês da Consciência Negra em Joinville. A 14ª edição do evento será aberta com o Aniversário da Umbanda, às 15 horas, no Parque da Cidade. Várias agremiações religiosas afro-brasileiras se reúnem para homenagear os 113 anos da fundação da Umbanda.

No mesmo dia, também ocorre o Toque de Caboclo, às 19 horas, no Yle Ashe de Omolu (Estrada do Quiriri, s/n). No ato litúrgico, serão entoados toques de louvor aos Caboclos, entidades da Umbanda ligadas à terra, à fartura e à cura.

A programação o Mês da Consciência Negra em Joinville continua dia 20/11. Às 10 horas, ocorre a Homenagem às Pessoas Pretas e Descendentes Afro sepultados no Cemitério dos Imigrantes. No pátio ao lado da Casa da Memória, serão entoadas cantigas em um ritual de homenagem.

A lavagem do Monumento dos Imigrantes, na Praça da Bandeira, será 20/11, às 13 horas. O ritual é uma manifestação religiosa ecumênica, inspirada na célebre lavagem das Escadarias do Bonfim, em Salvador (BA). Dia 20/11, também está marcada a Feijoada com Ashe, às 18 horas, na Casa da Vó Joaquina, que fica na rua Erivelton Martins, 669, no Ulysses Guimarães.

O encerramento do Mês da Consciência Negra em Joinville será com o Ipadê, dia 23/11, às 19 horas, na Câmara de Vereadores. Na ocasião, serão homenageadas pessoas que tiveram destaque na luta pela cultura afro-brasileira em Joinville.

O Mês da Consciência Negra em Joinville é uma realização da Casa da Vó Joaquina, com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir).

Natal na Rua do Papai Noel já tem data de abertura Anterior

Natal na Rua do Papai Noel já tem data de abertura

Prefeitura de Joinville vai realizar mutirão para microchipar animais de estimação Próximo

Prefeitura de Joinville vai realizar mutirão para microchipar animais de estimação

Deixe seu comentário