logo RCN
Notícias

Jovens de Joinville dispensados do Serviço Militar fazem Juramento à Bandeira

  • SECOM PMJ -

Após dois anos suspensa devido à pandemia, a solenidade de Juramento à Bandeira Nacional voltou a ser realizada pela Área da Junta Militar, serviço vinculado à Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville (Seprot).

O ato aconteceu na terça-feira (26/7), na sede da Rodoviária Harold Nielson, novo endereço da Junta Militar, e teve a presença de 36 jovens alistados neste ano e que, após o juramento, receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que comprova que o cidadão está em dia com as suas obrigações militares.

A solenidade contou, ainda, com a participação especial da Banda de Música do 62º Batalhão de Infantaria, que executou o Hino Nacional.

De acordo com o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo, embora os jovens dispensados possivelmente não terão a oportunidade de servir ao Exército, poderão contribuir de outras formas com o país.

"Vocês assumiram um compromisso perante a Bandeira Nacional, símbolo maior da Pátria. Cada um de nós tem a sua função social e é preciso exercê-la com cidadania. Sejam cidadãos corretos, honestos, cumprindo com as suas obrigações dentro da sociedade", declarou.

Retomada das solenidades

O Juramento à Bandeira Nacional é previsto no artigo 217, do Regulamento da Lei do Serviço Militar. Nesse ato, o cidadão dispensado da prestação de Serviço Militar Inicial assume, diante do símbolo máximo da Pátria, o compromisso de que se apresentará imediatamente em caso de uma convocação de emergência pelo Exército.

A partir de agora, as solenidades de Juramento à Bandeira serão retomadas pela Área da Junta Militar de Joinville e voltarão a acontecer periodicamente. A participação no ato é obrigatória para o recebimento do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Medalhista mundial, Letícia Oro desfila em caminhão dos bombeiros ao chegar em Joinville Anterior

Medalhista mundial, Letícia Oro desfila em caminhão dos bombeiros ao chegar em Joinville

ALESC: CPI do Aborto será instalada após as eleições Próximo

ALESC: CPI do Aborto será instalada após as eleições

Deixe seu comentário