logo RCN
Notícia

Joinville realiza ações de conscientização na Semana Mundial de Amamentação

  • SECOM PMJ -

A Secretaria de Saúde realiza ações de conscientização durante a Semana Mundial de Amamentação. O tema deste ano é "Fortalecer a amamentação, educando e apoiando". A abertura da semana será realizada na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Bakhita (Rua Albano Schmidt, 2116 - Boa Vista), segunda-feira, dia 1º de agosto, a partir das 14h30.

"A Semana Mundial de Aleitamento Materno é considerada um meio de promoção da amamentação e ocorre em 120 países, de 1º a 7 de agosto, desde 1992. O objetivo é destacar a importância, as vantagens para o bebê em termos de proteção, de apoio, não só do fator nutricional, mas em todo aspecto cognitivo, psicossocial e do neuro desenvolvimento. O aleitamento materno é o melhor alimento para o bebê", explica a médica pediatra da Secretaria de Saúde, Fátima Mucha.

Em Joinville, a programação do dia 1º começa, às 14h30, com uma apresentação musical com o grupo Clave de Sois. Em seguida, tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta repassarão informações sobre o programa. E então, o mamaço será realizado, quando várias mães amamentam seus filhos no mesmo momento.

"O mamaço é um momento em que as mães que estão amamentando são reunidas justamente para trazer a sociedade que a amamentação deve ser protegida e para isso é importante que seja para todos um ato natural. Infelizmente, em alguns locais, ainda existe aquela situação que a mãe em público não poderia ou não deveria amamentar. Essa mãe tem o direito de amamentar em qualquer hora, em qualquer lugar", orienta a médica.

Na sequência, começam as oficinas de auriculoterapia nas puérperas, shantala e pintura de barriga com o ultrassom gestacional. Toda a programação é aberta para mulheres, especialmente as gestantes e puérperas, que podem realizar a inscrição no local e na hora do evento.

Ainda na programação da Semana de Amamentação, uma das ações é a capacitação de profissionais por isso, oficinas práticas serão realizadas pelos tutores da estratégia nos dias 2, 3 e 4 de agosto nas UBSFs. Essas oficinas são voltadas para profissionais da atenção primária e levam orientações sobre manejo do aleitamento materno e alimentação complementar em menores de dois anos de idades.

Na segunda quinzena do mês de agosto, haverá uma roda de conversa para servidoras gestantes e servidores com companheiras gestantes sobre saúde da criança e amamentação. O evento será realizado pelo Núcleo de Gestão de Trabalho e os tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta.

Leite materno é considerado alimento "padrão ouro"

O leite materno é considerado o alimento "padrão ouro" por oferecer todos os nutrientes necessários ao bebê, até os seis meses de vida. O termo inspira a campanha nacional Agosto Dourado.

De acordo com a pediatra Fátima Mucha, além de ser um momento especial de afeto na relação entre mães e bebês, a amamentação é importante fonte de saúde e qualidade de vida.

Dados do Ministério da Saúde apontam que 13% das mortes de crianças menores de cinco anos, poderiam ser prevenidas com o aleitamento materno.

"O leite materno contém cerca de 250 nutrientes que fortalecem os sistemas imunológico e microbiológico dos bebês, garantindo menos riscos de infecções, alergias e diarreias. Com a amamentação, reduzimos tanto a morbidade quanto a mortalidade infantil", destaca a médica. A amamentação é recomendada como fonte exclusiva de nutrição até os seis meses.

Hospital São José recebe apresentações do Festival de Dança de Joinville Anterior

Hospital São José recebe apresentações do Festival de Dança de Joinville

Varíola dos macacos: São Paulo confirma três primeiros casos em crianças Próximo

Varíola dos macacos: São Paulo confirma três primeiros casos em crianças

Deixe seu comentário