logo RCN

Joinville é premiada como uma das cidades brasileiras que mais investe em startups

  • Foto: Secom / Divulgação -

Reconhecimento reflete o crescimento do ecossistema de inovação na cidade e a conexão entre startups e indústrias

Joinville, conhecida por seu vigor industrial, acaba de conquistar um lugar de destaque no cenário nacional. O Ranking 100 Open Startups, que destaca os principais polos de inovação aberta no Brasil, elegeu Joinville como a 14ª cidade do país com o maior número de projetos e valores investidos nesse ecossistema em rápido crescimento.

Publicado desde 2016, o Ranking 100 Open Startups reconhece as startups mais atraentes para o mercado corporativo e as corporações líderes em inovação aberta, que colaboram com startups para estimular a inovação e promover novas oportunidades de negócios.

Neste ano, a plataforma expandiu sua análise para avaliar 250 cidades brasileiras, considerando a quantidade de projetos de startups contratados por habitante. Dentre as cidades avaliadas, 25 foram agraciadas com essa distinção, e Joinville conquistou a 14ª posição.

A cerimônia de premiação ocorreu na quarta-feira, 18 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ). Joinville esteve bem representada por líderes de grandes empresas locais, que foram reconhecidas pelo seu investimento em startups, empreendedores do ecossistema de inovação e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville, William Escher, que recebeu o prêmio em nome do município.

O secretário destacou a importância do ambiente industrial de Joinville na promoção do desenvolvimento econômico e explicou como a cidade tem se transformado em um polo de inovação: "Joinville tem esse ecossistema vivo que reúne universidades, startups e indústrias no mesmo território. Isso facilita a possibilidade de testar uma nova tecnologia, identificar se aquela inovação faz sentido no mercado. Essa é uma dificuldade de algumas startups, ter uma ideia, mas não conseguir colocá-la em prática e ver se é o que realmente o mercado quer colher."

Além do ambiente propício, a Prefeitura de Joinville tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento das startups por meio da desburocratização e da implementação de medidas que fomentam o empreendedorismo. O secretário Escher enfatizou essas iniciativas: "Desburocratizamos a abertura de startups e instituímos o sandbox regulatório. Com isso, as startups podem iniciar suas atividades em qualquer local da cidade, com tributos mais baixos e a possibilidade de testar sua tecnologia dentro do município."

A posição de destaque de Joinville no Ranking 100 Open Startups é um reflexo do compromisso da cidade com a inovação e da sinergia crescente entre empresas consolidadas e empreendimentos inovadores. Essa conquista reforça a posição de Joinville como um polo de inovação no Brasil e abre caminho para oportunidades de negócios promissoras e colaborações entre startups e indústrias. A lista completa de empresas, startups e cidades premiadas no Ranking 100 Open Startups pode ser acessada no site oficial da premiação.

Obras de R$ 60 milhões prometem melhorias significativas para moradores do Jardim Paraíso Anterior

Obras de R$ 60 milhões prometem melhorias significativas para moradores do Jardim Paraíso

Praça no Parque Guarani ganha brinquedo temático que reproduz a Barca Colon Próximo

Praça no Parque Guarani ganha brinquedo temático que reproduz a Barca Colon

Deixe seu comentário