Joinville adota solução prática para evitar alagamentos em regiões críticas |
Joinville adota solução prática para evitar alagamentos em regiões críticas
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Retentores metálicos nas bocas de lobo impedirão entrada de lixo nas tubulações e facilitarão a manutenção
A Prefeitura de Joinville vai começar a testar um novo sistema para evitar entupimentos de tubulações de boca de lobo na cidade. São caixas de metal que funcionam como retentores para conter lixo como embalagens, garrafas e folhas de árvores, evitando que esse material entre na tubulação.
Neste primeiro momento, as estruturas serão implantadas em 15 pontos, em todas as regiões da cidade. Estes locais foram indicados pelas equipes das Unidades Regionais de Obras, por serem pontos onde as tubulações precisam de manutenção com maior frequência devido ao entupimento. Além disso, nestes locais, ocorrem pontos de alagamentos.
As estruturas estão sendo construídas pela equipe de servidores da Unidade de Obras da Secretaria de Infraestrutura Urbana.
“A gente foi em todos os pontos que as Unidades passaram, identificamos as medidas de cada uma dessas bocas de lobo, pois elas não têm uma medida padrão. Trouxemos essas informações para a nossa oficina e estamos produzindo uma a uma. A próxima etapa é a instalação nos locais definidos”, explica a engenheira civil e gerente da Unidade de Obras, Ana Paula Rech Brizoto.
Além de construir as peças, os pontos onde elas serão implantadas vão passar por uma adequação. Após a implantação, que deve iniciar nos próximos dias, a equipe da Unidade Regional de Obras ficará responsável pela vistoria e limpeza dos locais, de acordo com a necessidade específica de cada um.
A expectativa é que a medida seja mais uma ação para auxiliar na manutenção do sistema de drenagem urbana.
“É mais uma iniciativa para a gente mitigar e trabalhar com a prevenção de alagamentos. A gente já faz a limpeza permanente de rios e valas, vídeo inspeção das tubulações de drenagem e agora esses cestos têm o objetivo de combater o entupimento”, reforça o prefeito Adriano Silva que acompanhou a produção das estruturas.
Deixe seu comentário