logo RCN

Imetro-SC fiscaliza tijolos e blocos para construção civil

  • SECOM SC -

Mais de 130 mil tijolos foram vistoriados pelo Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC). A ação faz parte do Plano Nacional de Vigilância de Mercado, lançado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e que conta com o apoio de todos os órgãos delegados no país. A fiscalização teve foco em componentes cerâmicos para alvenaria, como tijolos e blocos para construção civil.

O destaque positivo foi para os fabricantes fiscalizados em Tijucas e Canelinha, pois as amostras ensaiadas apresentaram 100% de conformidade, salienta o presidente do Imetro Alexandre Soratto, que completa: “este trabalho é muito importante pois um pequeno erro, por exemplo, de apenas 1cm nas dimensões dos tijolos, pode acarretar um aumento superior a 10% no custo das paredes da edificação”.

Fiscais do Imetro-SC se dividiram em oito ações e percorreram cidades do Norte do estado. Foram constatadas irregularidades na ordem de 20% das unidades inspecionadas, tanto nas dimensões,quanto nas inscrições obrigatórias. Segundo o diretor de Fiscalização da Qualidade, Maurício Marques Nazário, boa parte da produção de Santa Catarina é de tijolos com medidas de 11,5X19,0X19,0 cm e 14,0X19,0X19,0 cm.

Novas ações

Cada semana da operação ocorre a fiscalização de diferentes produtos. Nesta semana estão sendo fiscalizados máquinas de lavar e refrigeradores. Nas próximas, serão cronotacógrafos e segurança de brinquedos. Os cronotacógrafos são instrumentos destinados a indicar e registrar, de forma simultânea e instantânea, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido.

Ouvidoria

Os consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato com a ouvidoria do Imetro-SC pelo telefone 0800 643 5200 ou pelo e-mail: ouvidoria@imetro.sc.gov.br.


Mulher que ficou careca ao tingir cabelos será indenizada por empresa de cosméticos Anterior

Mulher que ficou careca ao tingir cabelos será indenizada por empresa de cosméticos

Após 34 anos sem poliomielite, baixo índice de vacinação preocupa Próximo

Após 34 anos sem poliomielite, baixo índice de vacinação preocupa

Deixe seu comentário