logo RCN
Notícias

Globo contrata advogados e vai à guerra contra Bolsonaro

  • Terra -

Na edição de terça-feira (2), o 'Jornal Nacional' anunciou que a Globo exige a responsabilização de quem agrediu seu correspondente Leonardo Monteiro na frente de Jair Bolsonaro, em Roma.

"A Globo contratou serviços jurídicos na Itália para que o caso seja acompanhado", informou o âncora Helter Duarte, que substitui William Bonner, em férias.No domingo (31), após o repórter levar um soco no estômago de um homem da comitiva oficial - ainda não se sabe se era um segurança ou policial - ao ser hostilizado pelo presidente, a emissora solicitou apuração pelas autoridades italianas.

Até o momento, o Palácio do Planalto não se manifestou. Vários colegas jornalistas, outros veículos de comunicação e entidades representativas da imprensa condenaram a violência e prestaram solidariedade a Leonardo Monteiro.

Esse é o mais recente capítulo da tensa relação entre o líder do Poder Executivo e a mais influente rede de TV do País. Jair Bolsonaro odeia a Globo, mas não consegue ignorá-la. A cada nova provocação, o presidente gera mais manchetes e audiência para a emissora.

Estranhamente, ele não descarta a possibilidade de dar entrevista ao canal. Pelo contrário: até tomou a iniciativa. "No tocante ao Sistema Globo, se quiser uma entrevista ao vivo, tô à disposição", propôs em live de 23 de setembro.

De lá para cá, alguns episódios azedaram ainda mais o trato entre Bolsonaro e a televisão líder em audiência, com público quase 3 vezes maior do que o das principais concorrentes.

Em 10 de outubro, ao conversar com jornalistas no Guarujá (SP), ele se eximiu da responsabilidade sobre a agressão de um apoiador de seu governo contra uma equipe da TV Tribuna, afiliada da Globo no litoral. O homem gritou "Globo lixo" e deu um tapa na câmera.

"Se alguém fizer algo de errado, o que que eu tenho a ver com isso, meu Deus do céu? Não vi as imagens. Sou contra qualquer agressão, assim como sou contra a agressão que vocês fazem com fake news", afirmou Bolsonaro, impaciente.
 
Na mesma ocasião, ele criticou o jornalismo da emissora carioca. "O que é fake news? Aquilo que a imprensa não diz? Tudo é fake news... Com todo respeito, quem é mais fake news do que a Globo?", disse.

Em live de 14 de outubro, o presidente associou a crise econômica e o aumento de preços aos famosos da TV que usaram as redes sociais para estimular a população a aderir ao distanciamento social na pandemia.



'Lula Ladrão' e 'vacina mata': iFood é invadido Anterior

'Lula Ladrão' e 'vacina mata': iFood é invadido

Fux reverte decisão que liberou protesto de caminhoneiros Próximo

Fux reverte decisão que liberou protesto de caminhoneiros

Deixe seu comentário