logo RCN

Escola municipal de Joinville recebe sistema de tratamento biológico de efluentes

​A Companhia Águas de Joinville instalou um sistema de tratamento biológico de esgoto, denominado Bioete, na Escola Municipal Professora Valesca May Engelmann, localizada na Estrada Piraí, bairro Vila Nova. O equipamento está em operação, em período de testes.

Na quinta-feira (27/4), técnicos da Companhia estiveram na escola explicando para os alunos e para a equipe pedagógica como o sistema funciona e os benefícios que gera.

O sistema realiza o tratamento no local, tanto da água de pias e ralos, quanto da água que vem de vasos sanitários. A Bioete não gera resíduos, portanto, não há necessidade do serviço posterior de limpa-fossa. Também não precisa de energia elétrica e apresenta baixo nível de manutenção.

O tratamento é realizado biologicamente: uma colônia de micro-organismos faz a degradação e a descontaminação da matéria orgânica. Os sólidos do esgoto são totalmente eliminados durante o processo e, por isso, o sistema não exala mau cheiro. Ao final, é liberada na saída uma água limpa, que pode ser utilizada para regar plantas, lavar calçadas ou ser destinada para rios e lagos.

O projeto faz parte da parceria técnica entre a Companhia Águas de Joinville e uma empresa de soluções ambientais, cujo objetivo é avaliar o grau de eficácia e eficiência da unidade de tratamento, os custos de operação e manutenção e atendimento aos padrões definidos pela legislação ambiental, entre outros aspectos.

“O foco é verificar e validar soluções simplificadas que, futuramente, poderão ser utilizadas e atender regiões rurais e isoladas, que não estejam contempladas no plano de expansão do sistema de esgotamento sanitário do município, garantindo, assim, o tratamento adequado de efluentes para Joinville como um todo”, informa Thiago Zschornack, gerente de Inovação da Águas de Joinville.

A equipe técnica da Companhia realizará as coletas e análises periódicas do efluente tratado, bem como o monitoramento das possíveis manutenções do sistema. O período de testes vai durar 12 meses e, se aprovada, a Bioete poderá ser implantada em outras localidades rurais da cidade.​

STF considera inconstitucional reajuste de salários de deputados de SC Anterior

STF considera inconstitucional reajuste de salários de deputados de SC

Fim de semana e feriado terá predomínio de sol em Santa Catarina Próximo

Fim de semana e feriado terá predomínio de sol em Santa Catarina

Deixe seu comentário