logo RCN

Escola de Joinville vence prêmio do TCE/SC como referência no Estado

  • Foto: Secom / Divulgação -

Escola Municipal Prof. Isabel Silveira Machado recebeu o “Prêmio Lume: escola de referência”, que reconhece escolas referência na rede municipal de ensino

A Escola Municipal Prof. Isabel Silveira Machado, de Joinville, alcançou reconhecimento na educação pública. O estabelecimento de ensino recebeu o "Prêmio Lume: escola de referência", uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE/SC) criada com o objetivo de destacar escolas exemplares na rede municipal de todo o estado.

A cerimônia de premiação, que ocorreu na noite de terça-feira (17), durante o 6º Fórum TCE Educação em Chapecó, celebrou a conquista da escola municipal, que se destacou como a vencedora na região Norte de Santa Catarina.

Para a diretora da escola, Eronilda Schreiber Cordeiro, o prêmio é um reconhecimento do comprometimento e da dedicação que a comunidade educacional da escola demonstrou ao longo dos anos. "Me sinto lisonjeada, estou me sentindo muito feliz e emocionada com essa conquista, que também é de todos os gestores que já passaram pela escola," declarou Eronilda, emocionada.

Eronilda enfatizou o envolvimento e o sentimento de pertencimento da comunidade como o diferencial da Escola Isabel Silveira Machado. Fundada na década de 1940 no bairro Vila Cubatão, a escola atualmente atende aproximadamente 200 alunos, abrangendo desde o 2º período da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

"Conseguimos implementar práticas pedagógicas que promovem a aprendizagem, mesmo para os alunos provenientes de famílias mais humildes. Isto é evidenciado pelo nosso desempenho entre os melhores resultados da Rede Municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)," acrescentou a diretora.

A premiação realizada pelo TCE/SC avaliou diversos critérios, incluindo o Índice ICMS Educação, que é calculado a partir de indicadores educacionais das redes públicas municipais, abrangendo áreas como proficiência, gestão escolar, formação e condições de trabalho dos profissionais da escola, infraestrutura, acesso e permanência nas escolas, bem como contextos socioeconômicos. Além disso, foram consideradas ações realizadas pelas escolas que não estavam previstas em metas predefinidas.

Durante o processo de seleção, o TCE/SC conduziu entrevistas com a gestora da unidade, profissionais que atuam na escola, alunos, pais e membros da comunidade escolar. Além disso, uma série de documentos, incluindo o currículo pedagógico do município e o projeto político-pedagógico da escola, foram analisados minuciosamente.

O "Prêmio Lume: escola de referência" destaca a dedicação e o comprometimento da Escola Municipal Prof. Isabel Silveira Machado em proporcionar educação de qualidade e promover o desenvolvimento acadêmico dos alunos.

Agência Francesa de Desenvolvimento avalia projeto do Parque Linear Porto Cachoeira em Joinville Anterior

Agência Francesa de Desenvolvimento avalia projeto do Parque Linear Porto Cachoeira em Joinville

EUA prometem US$ 100 milhões em ajuda humanitária a palestinos Próximo

EUA prometem US$ 100 milhões em ajuda humanitária a palestinos

Deixe seu comentário