logo RCN
JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS

Era de ouro do rádio joinvilense (Vozes que silenciaram)

  • - advogado e radialista Johannes Arno Enke

Da redação - Ary Silveira de Souza - 17/02/2023 - 23h28min - 

30/12/1997 – Falecimento do advogado e radialista Johannes Arno Enke, em Joinville. Nasceu em 1927, em Jaraguá do Sul.

Atuou na Rádio Difusora São Francisco, em São Francisco do Sul. Em 1957 foi convidado por João Colin, então prefeito de Joinville, para assumir a direção artística da recém-inaugurada Rádio Colon, emissora AM, sintonizada na frequência de1090 quilohertz, com instalações no edifício Colon, na rua do Príncipe esquina com Jacob Richilin, onde foi também seu primeiro locutor.

Também teve atuação destacada no radiojornalismo da emissora. O timbre de sua voz, com tendencia para o tom grave, possuía qualidades pouco encontradas. Na opinião do radialista José Eli Francisco, que atuou na Rádio Cultura por mais 30 anos, contemporâneo de Arno Enke, e presidiu por várias gestões o SINDIRADIO-TV NORTE/NORDESTE DE SC, disse que conheceu poucos radialistas com timbre de voz comparável a do locutor da Rádio Colon.

Pela UDN -  União Democrática Nacional - candidatou-se à vaga de Deputado Estadual para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina, com 4.235 votos válidos, ficou na suplência e foi convocado para a 5ª Legislatura (1963-1967).

Em Joinville, presidiu a Fundação Municipal Albano Schmidt, na gestão do Prefeito Harald Karmann, e foi Secretário da Administração no governo do Prefeito Nilson Bender.

Foi Presidente da ARENA - Aliança Renovadora Nacional - em Santa Catarina e por essa agremiação concorreu novamente ao cargo de Deputado Estadual, em 1966, obteve suplência para a 6ª Legislatura (1967-1971), mas não foi convocado.

Lecionou Direito na Faculdade de Direito da Associação Catarinense de Ensino, deixou a profissão para exercer a advocacia. Faleceu em 30 de dezembro de 1997, em Joinville.

Fontes: Site Memória Política de SC, radialista José Eli Francisco e memória do autor/pesquisa em 15/2/2023.


Retalhos da História Anterior

Retalhos da História

Udesc Joinville discute reforma curricular dos cursos de graduação Próximo

Udesc Joinville discute reforma curricular dos cursos de graduação

Deixe seu comentário