logo RCN

Em Santa Catarina, Enem tem índice de abstenção abaixo da média

  • Foto: Caroline Borges / NSC Total -

O primeiro final de semana do exame registrou 26,4% de abstenção, com destaque para a capital, Florianópolis

O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Santa Catarina, realizado no domingo (5), teve uma taxa de abstenção de 26,4%, um pouco abaixo da média nacional, que ficou em 28,1%. Diferentemente do ano passado, o estado não obteve o menor índice do Sul do país, que em 2023 pertence ao Rio Grande do Sul, com 25,6%.

Neste primeiro dia de prova, os inscritos tiveram de realizar a redação com o tema "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil", além de responderem a questões das áreas de linguagens e ciências humanas.

Santa Catarina conta com um total de 91.261 inscritos para o Enem em 2023, sendo que 62% são mulheres, e mais da metade, o equivalente a 47 mil pessoas, está na faixa etária entre 17 e 18 anos. O município de Florianópolis é o que concentra o maior número de participantes, totalizando 11.316 candidatos.

A menor taxa de abstenção registrada no país no primeiro dia de prova foi em Sergipe, com 24,6%. Já o estado com a maior abstenção foi o Amazonas, onde 44% dos estudantes inscritos não compareceram às unidades de ensino para realizar o exame.

O segundo e último dia do Enem está marcado para o próximo domingo, dia 12 de novembro, quando os candidatos enfrentarão as provas de matemática e ciências da natureza.

Novembro Azul: Saúde realiza mutirão de cirurgias de câncer de próstata Anterior

Novembro Azul: Saúde realiza mutirão de cirurgias de câncer de próstata

Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências Próximo

Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências

Deixe seu comentário