logo RCN

Em mais um resultado da missão do governador à Ásia, gigante internacional da engenharia vem a SC para conhecer propostas de parcerias

  • Foto: Roberto Zacarias/ Secom GOVSC -

Santa Catarina recebeu, neste mês de julho, uma comitiva da Power China, uma das maiores empresas globais de engenharia e energia, para uma visita institucional que marca um dos primeiros desdobramentos concretos da missão oficial liderada pelo governador Jorginho Mello à Ásia, realizada em junho. A comitiva foi recebida pelo governador Jorginho Mello na residência oficial, ocasião em que foram discutidas possibilidades de parcerias estratégicas nas áreas de infraestrutura, energia e logística — temas centrais também durante a missão do governo catarinense à China.

O secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI SC), Paulo Bornhausen, e o adjunto da pasta, Emerson Pereira, também acompanharam a reunião. A visita da Power China ao Estado foi organizada pela INVEST SC, agência de atração de investimentos do Governo do Estado.

A comitiva chinesa foi composta por Li Hai (General Manager e Vice-Presidente da Power China), Tharcizio Calderaro (Chairman da EPI Americas e General Manager da EPI Brasil), Qiao Zexin (Assistant General Manager da filial brasileira da Power Construction International), Leetz Ann (Business Manager da mesma divisão) e Julio Kawano (presidente do CPNCBC – Conselho Permanente de Negócios Brasil-China).

A programação teve início em Joinville, com uma visita ao Perini Business Park, maior parque empresarial multissetorial da América Latina, seguida de um encontro institucional com o prefeito da cidade, Adriano Silva, na sede da prefeitura.

Já na capital catarinense, ocorreram duas reuniões técnicas: a primeira, com a Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), abordando temas como a malha ferroviária, o projeto ViaMar e frentes de cooperação em logística. Em seguida, um encontro com a Invest SC, onde conheceram o ambiente de negócios catarinense, as áreas prioritárias para o Estado e os principais incentivos fiscais disponíveis.

Infraestrutura e energias renováveis em pauta

Durante os compromissos no estado, os executivos participaram de uma reunião com a CELESC, com foco em projetos conjuntos voltados a energias renováveis. Também estiveram na sede da FIESC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), encerrando oficialmente a agenda institucional. O secretário adjunto da SAI SC, Emerson Pereira, destacou a importância desse contato direto:

“Recebê-los pessoalmente reforça a atenção que damos à internacionalização dos nossos projetos e à criação de um ambiente confiável para investidores estrangeiros que querem fazer parte do futuro de Santa Catarina.”

A articulação com a Power China demonstra o impacto concreto da missão internacional liderada pelo governador Jorginho Mello, realizada de 13 a 25 de junho, que passou por Pequim, Harbin e outras regiões estratégicas da China. A aproximação com a gigante asiática reforça o posicionamento de Santa Catarina como destino confiável e inovador para parcerias globais. Uma nova rodada técnica de diálogos está prevista para as próximas semanas, com o objetivo de detalhar oportunidades e estruturar modelos de cooperação no Estado.


Hemosc inicia projeto de filtração universal do sangue para reduzir possíveis reações Anterior

Hemosc inicia projeto de filtração universal do sangue para reduzir possíveis reações

Programa Novilho Precoce completa 32 anos de valorização da pecuária catarinense Próximo

Programa Novilho Precoce completa 32 anos de valorização da pecuária catarinense

Deixe seu comentário