logo RCN
Notícia

CPF poderá ter foto

O deputado catarinense Rogério Peninha Mendonça (MDB) apresentou um projeto de lei, em Brasília, para reforçar a segurança contra fraudes no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). A proposta visa a inclusão de uma fotografia atualizada do contribuinte no sistema de consulta pública ao CPF, no site da Receita Federal.

Segundo o deputado, a simples medida de incluir uma imagem no cadastro ajuda a evitar a ação de criminosos na cópia e falsificação de dados. "Com a disponibilização de uma fotografia no sistema, seria muito mais difícil um criminoso se passar por outra pessoa inscrita no CPF, já que a consulta pública seria feita na hora, verificando se a fisionomia da pessoa com que estão tratando é a mesma que está no cadastro oficial da Receita".

Fragilidades nos documentos de identificação

O deputado aponta que leis diversas atribuem a inúmeros documentos caráter de documento de identidade. Ressalta também a fragilidade existente nas demais formas de identificação, como é o caso do RG, que não possui sistema unificado no Brasil e, por isso, é alvo de falsificações que geram prejuízos aos usuários.

"Hoje em dia o CPF é o documento mais confiável dos cidadãos brasileiros, embora estejamos falando de um cadastro fiscal. Quanto mais barreiras de segurança impusermos para os bandidos, menor será o número de vítimas que têm, todos os dias, seus dados copiados", enfatiza Peninha.

Inclusão da foto

O projeto do deputado Peninha, que está em análise na Câmara dos Deputados, prevê que a fotografia seja a mais recente de umas das seguintes fontes: CNH, passaporte, Registro Nacional Migratório, cadastro biométrico da Justiça Eleitoral, serviço de identificação das Forças Armadas, Carteira de Trabalho ou registros gerais das secretarias de Segurança Pública dos Estados e DF.

Dessa forma, não será necessário impor à Receita Federal a exigência de que sejam refeitas fotos de todos os contribuintes brasileiros, evitando custos extras para que a medida seja tomada.

Faccionados recebem penas de mais de 350 anos de prisão por massacre em presídio de Joinville Anterior

Faccionados recebem penas de mais de 350 anos de prisão por massacre em presídio de Joinville

Governador entrega veículos novos ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville Próximo

Governador entrega veículos novos ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville

Deixe seu comentário