logo RCN
Notícia

Cozinheiras de Escolas e CEIs municipais recebem capacitação com foco em alimentação saudável

  • SECOM PMJ -

Cerca de 120 cozinheiras das Escolas e Centros de Educação Infantil da Rede Pública Municipal de Joinville passaram por capacitação para renovar seus conhecimentos e desenvolver novas técnicas no preparo da merenda escolar. As aulas ocorreram em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Epagri) de Santa Catarina, em um curso prático com foco nas preparações à base de pescados e na alimentação sem açúcar.

O objetivo é que as profissionais que trabalham nas cozinhas revejam conceitos importantes de boas práticas de higiene em serviços de alimentação e as normas relativas à alimentação escolar. Elas também acompanham a professora Ana Lúcia Ribeiro, gestora do Centro de Treinamento da Epagri em Joinville, enquanto ela desenvolve receitas do dia a dia das unidades escolares.

"Estamos trabalhando, principalmente, as técnicas de cozinha. A Prefeitura de Joinville fornece a matéria-prima e as fichas com os ingredientes para o preparo das refeições dos alunos, mas utilizar a técnica correta faz diferença no resultado. Além disso, também destacamos pontos como a importância de utilizar integralmente os alimentos, sem desperdício e de forma nutritiva", explica Ana Lúcia.

A experiência de mais de dez anos no preparo de merenda escolar não impediu que a tarde de quinta-feira fosse de descobertas para a cozinheira Sílvia da Conceição Fagundes Soares. Ela, que trabalha na Escola Municipal Professora Anna Maria Harger, auxiliou na elaboração de um patê sem ingredientes industrializados, e vai aproveitar essa atualização como inspiração.

"Todo dia é um aprendizado, e esse curso veio no momento certo, porque estou assumindo o posto principal na cozinha da escola", afirma.

UBSF Ulysses Guimarães vai contar com Vila da Saúde Anterior

UBSF Ulysses Guimarães vai contar com Vila da Saúde

Medvedev: recusa do Ocidente de reconhecer Crimeia como russa é uma ameaça Próximo

Medvedev: recusa do Ocidente de reconhecer Crimeia como russa é uma ameaça

Deixe seu comentário