logo RCN

Com capacidade máxima, barragem de José Boiteux pode verter nesta sexta-feira

  • Foto: ASCOM / Divulgação -

Falta apenas cerca de um metro para a água retida alcançar o vertedouro da Barragem

Nesta sexta-feira (13), a Defesa Civil de Santa Catarina está monitorando de perto a situação da Barragem Norte, localizada em José Boiteux, que atingiu 96,5% de sua capacidade e deve começar a verter água. A última medição indica que falta cerca de um metro para que o nível da barragem atinja o vertedouro, onde a água será liberada de forma controlada.

Vale ressaltar que o processo de vertimento de barragens é uma operação monitorada por equipes técnicas e ocorre de maneira controlada. As barragens são estruturalmente projetadas para liberar o excesso de água retida pelos vertedouros, evitando o transbordamento das estruturas.

No caso da Barragem Norte em José Boiteux, a previsão é de que o vertimento ocorra ao longo do dia. O término do vertimento é esperado com o fim das chuvas, o que deve ocorrer em breve, conforme as previsões meteorológicas. Este procedimento já foi realizado nas barragens de Taió e Ituporanga, que conseguiram conter até 125% do volume de seus reservatórios, ajudando a reduzir os níveis dos rios e minimizando os impactos das cheias na região do Vale do Itajaí.

Engenheiros da Secretaria de Infraestrutura realizaram uma vistoria técnica na barragem, confirmando a segurança de todas as estruturas que compõem a barragem de José Boiteux. A operação dessa barragem foi retomada pelo Estado neste ano.

À medida que as chuvas cessam, os níveis dos rios em diversas cidades da região, incluindo José Boiteux, Ibirama, Apiúna, Ascurra, Indaial e Blumenau, continuam recuando. Espera-se que essa tendência de recessão se mantenha nos próximos dias, mesmo com o vertimento da barragem. O aumento esperado no nível do rio em José Boiteux não representa riscos significativos de inundação para o município. A Defesa Civil continua monitorando a situação de perto para garantir a segurança da comunidade local.

Congresso Integrado de Pesquisa e Extensão, em Joinville, vai reunir acadêmicos, docentes e pesquisadores na próxima semana Anterior

Congresso Integrado de Pesquisa e Extensão, em Joinville, vai reunir acadêmicos, docentes e pesquisadores na próxima semana

Santa Catarina tem 144 municípios com registro de ocorrências em função das chuvas Próximo

Santa Catarina tem 144 municípios com registro de ocorrências em função das chuvas

Deixe seu comentário