logo RCN
Notícia

Com 6 casos de varíola dos macacos, SC confirma transmissão comunitária da doença

  • O Tempo -

Com seis casos confirmados de varíola dos macacos em Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Saúde anunciou nesta quinta-feira (28) ações de prevenção à doença. O objetivo, conforme a pasta, é tornar a estratégia de identificação e isolamento de pacientes mais efetiva. A secretaria confirmou que há transmissão comunitária da doença, ou seja, quando não é mais possível identificar o local onde a pessoa foi infectada.

Com as ações de prevenção, a pasta quer evitar que a doença chegue ao público mais vulnerável, como as crianças, gestantes e imunocomprometidos.
Entre as ações para evitar a propagação da doença está a atualização de uma nota de alerta aos serviços de saúde para a detecção de casos suspeitos.

Além disso, os profissionais de saúde que atendem casos de infecções sexualmente transmissíveis também precisam ficar atentos para suspeita de varíola dos macacos.

Perfil dos casos em SC
Dos 32 casos notificados da doença em Santa Catarina, cinco são de moradores do estado e um de São Paulo. Destes são 16 ainda suspeitos, 10 foram descartados e os seis confirmados, sendo três em Florianópolis, um Leoberto Leal, no Vale do Itajaí, e outro em Joinville, no Norte. Há ainda um caso importado que, embora tenha sido notificado por Santa Catarina, é de residente no estado de São Paulo.

"Os casos têm se concentrado em adultos jovens, na faixa dos 20 a 39 anos. Quando a gente pensa em sintomas, a maior parte apresenta lesões cutâneas, mas também apresentam dor de garganta, fraqueza, dor de cabeça, febre, dores no corpo", afirmou o diretor da Dive do estado, João Fuck.(G1)

Secretaria da Saúde confirma óbito por dengue em Joinville Anterior

Secretaria da Saúde confirma óbito por dengue em Joinville

IBGE lança novo concurso para 15 mil vagas de recenseador Próximo

IBGE lança novo concurso para 15 mil vagas de recenseador

Deixe seu comentário