logo RCN
NOTÍCIAS

Central de Monitoramento moderniza trabalho da Defesa Civil de Joinville

  • SECOM-PMJ -

Uma Central de Monitoramento, instalada na sede da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) da Prefeitura de Joinville, trouxe mais agilidade e precisão para as atividades da Defesa Civil. 

Desde março deste ano, a Defesa Civil do município consegue acompanhar constantemente as informações das 11 estações meteorológicas da cidade. Na Central de Monitoramento, é possível ter acesso a dados como temperatura, umidade relativa, precipitação, nível dos rios, marés, radiação solar, entre outros importantes informes meteorológicos.   

As informações transmitidas das estações para a Central de Monitoramento são atualizadas, em média, a cada cinco minutos. Graças à Central, a Defesa Civil pôde detectar instantaneamente, na tarde de terça-feira (13/04), a ocorrência de maré alta em alguns locais da cidade e tomar com agilidade as medidas necessárias."Foi acionado o plano de Contingência Central, com agentes de trânsito, para possível alagamento", informa o gerente da Defesa Civil de Joinville, Marnio Luiz Pereira.

Para Robison Negri, técnico da Defesa Civil de Joinville, a Central de Monitoramento é um grande avanço para a cidade e para a Defesa Civil. "Com a leitura constante dos informes meteorológicos, podemos nos preparar melhor para enfrentar as consequências desses eventos. Também nos fornece um banco de dados para estudos de planejamento e prevenção", afirma Negri.

Antes da Central de Monitoramento, os técnicos da Defesa Civil precisavam se deslocar até as estações meteorológicas para fazer as leituras. "Era um trabalho demorado, já que muitas dessas estações ficam em locais de difícil acesso, espalhadas por diversos bairros da cidade", diz Maiko Richter, agente da Defesa Civil.

O que permitiu esse avanço nas leituras é o novo sistema de transmissão. Antes, os dados eram enviados via rádio, o que era muito falho. Agora, é via GPRS, tecnologia de transmissão de dados de forma remota, à distância, sem o uso de cabeamento.

O trabalho de modernização iniciou com a reforma das 11 estações meteorológicas. Além dos reparos nas estruturas físicas, que muitas vezes são alvos de vandalismo, os sensores foram trocados. Ocorreu também a implementação de um novo sistema, que possibilitou a criação da Central de Monitoramento.A Defesa Civil de Joinville trabalha agora em uma segunda fase do processo que vai possibilitar que a população tenha acesso on-line a essas informações de maneira instantânea.

Pavimentação asfáltica inicia em sete ruas da Zona Sul de Joinville Anterior

Pavimentação asfáltica inicia em sete ruas da Zona Sul de Joinville

Coronavírus em SC: Estado confirma 848.672 casos, 815.227 recuperados e 12.409 mortes Próximo

Coronavírus em SC: Estado confirma 848.672 casos, 815.227 recuperados e 12.409 mortes

Deixe seu comentário