Série animada “Passado da Hora” leva história e geografia de SC às telas dos alunos |
Campo Alegre registra segundo caso de meningite bacteriana na região
-
Foto: Internet/Divulgação -
Criança está internada em hospital infantil com quadro estável
A Prefeitura de Campo Alegre, no Norte de Santa Catarina, confirmou nesta quarta-feira (8) o segundo caso de meningite bacteriana na região. O paciente, uma criança cuja idade não foi divulgada, está internado em um hospital infantil de referência, sob acompanhamento médico. De acordo com o comunicado oficial, o quadro é estável e a evolução clínica tem sido positiva.
A doença foi causada pela bactéria Haemophilus influenzae, e, segundo a Secretaria de Saúde do município, todas as medidas de controle e prevenção já foram adotadas conforme os protocolos do Ministério da Saúde. Pessoas que tiveram contato próximo com o paciente, como familiares e amigos, estão recebendo tratamento preventivo e acompanhamento das equipes de vigilância epidemiológica.
O órgão municipal reforçou que a meningite provocada por Haemophilus influenzae não tem alta transmissibilidade, sendo necessário contato direto e prolongado para o contágio. Por isso, não houve necessidade de suspensão das atividades escolares.
A Secretaria de Saúde também destacou que as crianças vacinadas contra a Haemophilus influenzae tipo b (Hib) estão protegidas contra as formas mais graves da doença. A vacina faz parte do calendário nacional de imunização e está disponível gratuitamente em todas as Unidades de Saúde de Campo Alegre, de segunda a sexta-feira.
As autoridades reforçam que manter o esquema vacinal em dia é a principal forma de prevenção contra a meningite e outras doenças infecciosas.
Deixe seu comentário