logo RCN
Notícia

Bombardeio russo atinge igreja construída em 1526 em Donetsk

  • Terra -

A histórica igreja de Todos os Santos, construída em 1526 em Sviatohirsk, no Donetsk, leste da Ucrânia, foi atingida neste sábado (4) por bombardeios russos e pegou fogo. A imprensa ucraniana divulgou as imagens nas redes sociais, e a informação foi confirmada pela Igreja Ortodoxa Ucraniana em comunicado.

"Como resultado das hostilidades, um incêndio em grande escala eclodiu no território da Ermida de Todos os Santos de Sviatohirsk Lavra", diz a nota. "As chamas engoliram o templo principal do mosteiro".

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, condenou o ataque e confirmou que quatro monges morreram e outras três vítimas ficaram gravemente feridas.

Eles não se importam com o que transformam em ruínas?, disse, acrescentando que nenhum país destruiu tantos "monumentos locais, culturais e sociais" na Europa, desde a Segunda Guerra Mundial, como a Rússia.

Uma publicação no Twitter do governo ucraniano mostra o mosteiro antes e depois de ser atingido pelas bombas. Segundo o site oficial da igreja, o templo original data de 1526.

De acordo com a diocese de Donetsk, o templo maior foi reconstruído em 2005, usando as tradições da arquitetura russa de madeira dos séculos 16 a 17. 



Brasil registra 4.591 novos casos de covid-19 e média semanal de vítimas cai para 80 Anterior

Brasil registra 4.591 novos casos de covid-19 e média semanal de vítimas cai para 80

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 9 milhões Próximo

Mega-Sena: ninguém acerta e prêmio vai a R$ 9 milhões

Deixe seu comentário