logo RCN
LETRINHAS DO RDB

Avaianos à moda germânica

  • Arquivo Jurandir Schmidt - Jornalistas na casa dos avaianos da rua 15 de Novembro

Da redação - Roberto Dias Borba - 15/4/2023 - 11h58min - A partir de 1953, o Avaí Esporte Clube, do alto da rua 15 (bem no trevo da Expoville, em direção do bairro Vila Nova), apenas fica na semelhança com os avaianos de Florianópolis por copiar o nome e as cores do clube ilhéu. Os avaianos daqui do norte catarinense estão bem identificados pelas raízes germânicas. Veja estas imagens raras que obtive com Gilberto Hintz, filho do saudoso Castilho. São registros dos primeiros chutes no Estádio Carlos Stamm e que servem para incentivar as novas gerações.

Os clubes de bairro merecem ter o mesmo destino que esta agremiação azul e branco faz com tanta dedicação. Os melhores resultados foram obtidos pelas categorias de base. O sub 19 chegou às finais do joinvilense em 1975. O sub 15 subiu no lugar mais alto do pódio com o título conquistado em 2001. No adulto, os resultados mais expressivos foram os vice campeonatos da Primeirona, em 1969 (dividindo a medalha de prata com o Fluminense do Itaum, sendo a Tigre a campeã), e da Segundona de 1996 (campeão o Tamandaré) e de 1999 (campeã a Ponte Preta).

AMIGOS CELESTIAIS

No Alto da rua 15, nas proximidades do viaduto de entrada da cidade, o Avaí joinvilense nos traz boas lembranças. E as lembranças são de bons amigos, iguais aos saudosos Jurandir Schmidt e João Correca.

O retrato, onde estou junto com o colega Deco, era da época em que Jurandir trazia as novidades avaianas em jornal quinzenal, com redação e fotografias produzidas por Jurandir Schmidt. Numa destas edições estávamos lá, justamente para registrar uma bela exposição de fotografias, com clics exclusivos de Jurandir Schmidt.

As edições assinadas por Jurandir Schmidt representam uma bela maneira de resguardar a história do Avaí de Joinville.

------------------------

Esta é uma das crônicas que fazem parte de uma futura publicação, que terá o nome de “Glória´s do Menino Jornalista”, uma coletânea com mais de 600 textos em que relato fatos marcantes de minha vida e a trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense. Apoiadores e patrocinadores são bem vindos.

Aguardo seu contato para prestar mais detalhes, através do e-mailrdbjoinville@gmail.com



Escolas de Joinville realizaram atividades lúdicas para integrar as famílias Anterior

Escolas de Joinville realizaram atividades lúdicas para integrar as famílias

Doença inédita em frutas cítricas causa alerta em SC Próximo

Doença inédita em frutas cítricas causa alerta em SC

Deixe seu comentário