logo RCN
Noticia

Alunos da Rede Municipal de Ensino concluem o projeto-piloto Bombeiro Aprendiz

  • SECOM PMJ -

Os alunos da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, no bairro Jarivatuba, receberam seus certificados de conclusão do projeto-piloto Bombeiro Aprendiz. Entre os concluintes, crianças de primeiro ao nono ano que finalizaram uma etapa importante: agora são bombeiros aprendizes, preparados para reagir da forma correta em situações de emergência.

O evento foi realizado na quadra de esportes da unidade escolar com a presença do prefeito Adriano Silva e da vice Rejane Gambin, além do do secretário de Educação, Diego Calegari; do comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, Carlos Kelm; e do diretor-executivo da Associação do Corpo de Bombeiros Voluntários, Matheus Cadorin.

A cerimônia contou com estudantes de 6 a 15 anos representando os 465 alunos da Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho que participaram do projeto-piloto Bombeiro Aprendiz. Professores, cozinheiras e um profissional terceirizado também receberam seus certificados, representando os 75 funcionários da unidade escolar que participaram do projeto e tornaram-se brigadistas.

"A formada de brigadas nas escolas, como a que estamos tendo aqui hoje, é algo tão importante que estava no meu plano de governo. Como bombeiro voluntário, sei como é importante estarmos preparados para situações de emergência", destaca o prefeito.

O prefeito ainda parabenizou a participação dos pais e familiares de alunos que compareceram ao evento, e destacou a importância do engajamento das famílias nas atividades escolares. O secretário de Educação, Diego Calegari, também reforçou a importância da participação dos estudantes em oficinas e treinamentos oferecidos nas escolas, em momentos que vão além do currículo tradicional.

"Estamos falando de uma coisa brilhante: o conhecimento que pode ajudar a salvar vidas. Quem sabe, no futuro, tenhamos bombeiros entre os alunos que agora estão recebendo estes certificados de aprendizes", afirmou o secretário.

Projeto preparou alunos e servidores para situações de emergência

O treinamento de alunos e profissionais foi realizado entre setembro e outubro, com instruções diferentes para cada faixa etária. Os alunos mais velhos, do sétimo ao nono ano, aprenderam sobre primeiros socorros e abandono de área em caso de incêndios e acidentes. Os mais novos, do primeiro ao sexto ano, receberam somente parte deste conteúdo, considerando a faixa etária. A equipe de servidores da escola, entre servidores e terceirizados, receberam a capacitação completa de brigadistas.

"Este é momento muito importante, mas acredito que só teremos noção da importância daqui a alguns anos, quando pudermos avaliar os resultados. Nosso objetivo é que as escolas de Joinville sejam as mais seguras do país, afinal, é onde estão o que temos de mais precioso", afirmou Cadorin.

O aluno do 2º ano, Gustavo Budal Arins, era um dos aprendizes que receberam o certificado nesta terça-feira. A mãe, Mariana Budal Arins, estava entre os familiares orgulhosos que foram acompanhar o evento.

"Ele começou a falar em se inscrever no Bombeiro Mirim em 2022 depois de participar do projeto. E todo dia voltava para casa eufórico com um aprendizado novo, nos contando o que tinha aprendido, e se mostrando preocupado para que todos estivessem preparados caso acontecesse alguma emergência", conta a mãe.

Após testes, Detrans vai implantar nova sinalização na zona Norte Anterior

Após testes, Detrans vai implantar nova sinalização na zona Norte

Prefeitura de Joinville lança Rota das Flores como opção de turismo rural Próximo

Prefeitura de Joinville lança Rota das Flores como opção de turismo rural

Deixe seu comentário