logo RCN
Notícia

A técnica que 'ressuscita' órgãos de porcos e pode revolucionar transplantes

  • BBC -

?Órgãos de porco foram parcialmente ressucitados uma hora depois que os animais morreram, em um avanço com potencial para transformar a medicina, de acordo com pesquisadores dos EUA.

A técnica pode aumentar o número de órgãos disponíveis para transplante e dar aos médicos mais tempo para salvar uma vida se o procedimento for aplicado em pessoas.

Quando o coração para de bater, o corpo fica sem oxigênio e os nutrientes necessários para sobreviver. Os órgãos aumentam de tamanho, os vasos sanguíneos colapsam e as células começam a morrer.

Acreditava-se que essa morte celular fosse rápida e permanente, mas pesquisadores da Universidade Yale, nos Estados Unidos, desfizeram parte desse dano em animais que estavam mortos havia uma hora.

"Podemos restaurar algumas funções das células, em vários órgãos vitais, que se imaginava que estariam mortas. Essas células estão funcionando horas depois que 'não deveriam' estar", disse o professor Nenad Sestan.

Do cérebro ao corpo
A equipe de pesquisa realizou um feito semelhante apenas em cérebros de porco em 2019 . Agora eles adaptaram sua tecnologia - chamada OrganEx - para funcionar em todo o corpo.

A técnica usa:

Um sangue sintético para transportar oxigênio pelo corpo. O uso impede coagulações, de forma que o sangue pode navegar pelos vasos sanguíneos em colapso dentro do porco;
Um coquetel de 13 compostos para interromper os processos químicos que culminam na morte das células (conhecida como apoptose) e acalmar o sistema imunológico;
Um dispositivo para bombear ritmicamente o fluido ao redor do corpo para imitar o pulso de um coração batendo.
Os experimentos, publicados na revista científica Nature, envolveram cerca de 100 porcos e receberam aprovação ética antes de prosseguirem.



Atores de esquerda se rebelaram contra a contratação de Regina Duarte para novela Anterior

Atores de esquerda se rebelaram contra a contratação de Regina Duarte para novela

Exército compra equipamento para acessar celulares, diz jornal Próximo

Exército compra equipamento para acessar celulares, diz jornal

Deixe seu comentário