Santa Catarina abre concursos públicos com salários de até R$ 34 mil |
Novo binário entra em funcionamento em Joinville e muda a mobilidade urbana
-
Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -
Alterações viárias funcionam a partir desta sexta-feira
A partir da próxima semana, os motoristas que fazem o eixo Norte/Sul e Leste/Norte passarão a contar com novas formas de fazer esse deslocamento em Joinville, porque entra definitivamente em funcionamento o binário das ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga. Entre sexta-feira e domingo (31 e 2), o Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) vai trabalhar na implantação da nova sinalização.
Na sexta-feira, o Detrans inicia o trabalho com a sinalização da rua Coronel Procópio Gomes, entre as ruas Plácido Olímpio de Oliveira e Piauí, na pista da esquerda. Na sequência, os trabalhos avançam em direção ao centro.
“Além da pintura, vamos instalar semipórticos que vão servir para orientar o motorista com uma certa distância sobre o deslocamento que ele deve fazer. Também temos os semáforos, além de reforço com cones e cavaletes. É importante explicar para o motorista que essa é uma sinalização grande, então a gente vai sinalizando e deixando a faixa fechada para a passagem de veículos. Vamos liberar quando toda a faixa da esquerda da Coronel Procópio Gomes estiver sinalizada. Essa decisão é importante para oferecer segurança aos usuários da via”, explica o gerente de Engenharia de Tráfego do Detrans, Samuel Gomes.
Após a sinalização da rua Procópio Gomes, as equipes vão trabalhar em frente ao Mercado Público, na rua Ricardo Stamm Gomes, onde será feito o entroncamento com a Urussanga.
Desde o ano passado, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana, tem investido na requalificação viária deste, que é um importante eixo dentro do município. Além do alargamento das vias, foram feitas a reestruturação do solo e repavimentação, implantação de corredor de ônibus, ajustes e implantação de novos abrigos de ônibus e ciclofaixa. O Detrans também executou a sinalização na Urussanga, implantação de semáforos e faixas de pedestres.
Em obras de requalificação e sinalização, a Prefeitura de Joinville investiu aproximadamente R$ 10,4 milhões para a implantação do binário. Diariamente, cerca de 17 mil veículos passam tanto pela Procópio Gomes, quanto pela Urussanga, totalizando uma média de 34 mil veículos por dia.
Ciclofaixa na área central da avenida
Uma das novidades deste projeto é a implantação da ciclofaixa na parte central da Av. Coronel Procópio Gomes. Desta forma, diminui o conflito com veículos que vão acessar comércios, ruas laterais, ou cruzar faixas. Essa alternativa, já é adotada em cidades como São Paulo, Curitiba e Porto Alegre e foi amplamente estudada pelos técnicos que integram o grupo que planeja a mobilidade urbana de Joinville. Esse grupo é composto por especialistas do Departamento de Trânsito e Secretarias de Infraestrutura Urbana e Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur).
“O projeto passou por auditoria de segurança viária a qual identificou que a posição para a ciclovia de menor conflito com o trânsito motorizado é junto ao canteiro central, pois não há a troca de faixas e conversões de veículos sobre a área destinada aos ciclistas. Para o acesso a esta ciclofaixa, as travessias de pedestres e ciclistas foram localizadas em todos os cruzamentos e são sinalizadas de forma intensa”, reforça Felipe Tiburcio, gerente de Mobilidade da Sepur.
Mudanças no trânsito
Conforme anunciado anteriormente pela Prefeitura de Joinville, com a implantação do binário, todas as faixas da Procópio Gomes vão ser utilizadas pelos motoristas que quiserem seguir em direção à região Sul da cidade. O sentido contrário já é feito pela rua Urussanga e assim será mantido.
Para garantir que todos esses ajustes viários se integrem ao trânsito, a Prefeitura de Joinville implantou dois novos eixos com as Pontes Albertinho Bornschein (que dá acesso ao bairro Boa Vista) e Harald Karmann (que dá acesso ao bairro Guanabara).
Como acessar o bairro Boa Vista
Uma das principais mudanças é para quem está na região Norte ou Centro e vai para o bairro Boa Vista. É que neste caso o motorista deixa de seguir pela Rua Itajaí, Abdon Batista e Mercado Público, já que em frente ao mercado será proibida essa conversão até a rua Aubé.
Com a implantação do binário, o motorista que vai para o bairro Boa Vista deverá passar em frente a Praça Dario Salles, a praça do espelho d’ água, e seguir pela avenida Dr. Paulo Medeiros, popularmente conhecida como Beira Rio. Quando chegar na avenida Coronel Procópio Gomes, o motorista vai usar as pistas em frente a Havan e seguir até a rua Plácido Olímpio de Oliveira, onde vai passar sobre a Ponte Albertinho Bornschein e chegar ao Boa Vista. É importante reforçar junto ao motorista que este deve ser o caminho usado para acessar o bairro a partir do momento em que o binário entrar em funcionamento, pois será mais rápido e fácil, com maior mobilidade.
Como chegar ao bairro Guanabara
Os motoristas que estiverem na zona Norte e forem para o bairro Guanabara, a orientação é que passem a fazer esse trajeto pela Ponte Harald Karmann, que fica atrás da Arena Joinville.
Desta forma, o motorista deverá usar a pista da esquerda da avenida Coronel Procópio Gomes (que passa em frente a Havan) e seguir até a rua Coronel Francisco Gomes, que foi recentemente pavimentada, atravessar a ponte e seguir pela rua Nacar. É importante reforçar que a Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville permanece fazendo obras nas calçadas da Coronel Francisco Gomes.
Alteração em frente ao Mercado Público
Com a implantação do binário, uma mudança no trânsito bem importante será percebida pelos motoristas. Até então, todos os motoristas que vinham pela rua Abdon Batista tinham três opções: virar à esquerda ou direita, ou seguir em frente, passando em frente ao mercado público. A partir da implantação do binário, os motoristas que estiverem na Abdon Batista poderão apenas virar à direita ou à esquerda. Eles não poderão mais seguir em frente em direção à rua Aubé.
Isso ocorre porque será feito o entroncamento da rua Urussanga com a rua Ricardo Stamm Gomes, que passa em frente ao mercado público. Os motoristas que vierem da zona Sul e forem para a zona Norte poderão escolher se querem seguir pela Aubé, passando em frente à Prefeitura ou se vão utilizar uma nova opção para seguir para a zona Norte. Neste caso, eles vão virar à esquerda na rua Ricardo Stamm Gomes e depois continuar pela avenida Dr. Paulo Medeiros (Beira Rio) para ir à região Norte da cidade.
Transporte coletivo
Com a implantação do binário, as ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga ganham corredor exclusivo para o transporte coletivo. Além disso, com os novos eixos viários para o Boa Vista e Guanabara, haverá alteração no itinerário de algumas linhas.
As linhas 0040 Tupy Norte via Centro; 0042 Tupy Norte via Goes Monteiro e 0805 Madrugadão Espinheiros / Aventureiro vão passar pelas ruas 9 de Março, Avenida Dr. Paulo Medeiros, Av. Cel. Procópio Gomes, Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, Ponte Albertinho Bornschein e seguir até o Terminal Tupy.
A linha 0600 Guanabara/Centro passará pela rua Coronel Francisco Gomes e Ponte Harald Karmann e rua Nacar, seguindo até o Terminal Guanabara.
As linhas 0304 Itaum/Centro via Procópio Gomes e 0601 Guanabara/Centro serão diretamente beneficiadas pelo corredor de ônibus nas ruas Urussanga e Procópio Gomes.
Mudança de sentido nas ruas Santos e Cairu
As ruas Santos e Cairu ficam bem próximas do Mercado Público. Elas são usadas para trânsito local e têm uma importância principalmente para pais que deixam os filhos na Escola Sesi de Referência. Essas ruas terão inversão de sentido com a implantação do binário. A rua Santos passará a seguir sentido Urussanga e a Cairu dará acesso à rua Ricardo Stamm Gomes.
Durante a próxima semana, as equipes do Detrans vão continuar o trabalho para finalizar os ajustes de trânsito com a implantação de tachões e pintura de sinalização complementar. Os agentes de trânsito também estarão trabalhando nessa região para orientar os motoristas, especialmente em horários com maior fluxo de veículos. Em caso de chuva, o cronograma de trabalho pode sofrer alteração.
Deixe seu comentário