logo RCN

Joinville recebe selo da ONU em reconhecimento às ações de 2024

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Prefeitura é reconhecida pela promoção de políticas públicas de acolhimento e integração dos migrantes

Pelo quinto ano consecutivo, Joinville recebeu o Certificado do Selo MigraCidades 2024, concedido pela Agência da ONU para as Migrações (OIM). A cidade foi uma das 47 no Brasil a ser reconhecida por suas ações de acolhimento e integração dos migrantes durante o ano de 2024.

O selo é um reconhecimento das iniciativas da Prefeitura de Joinville em promover políticas que garantam igualdade de direitos e dignidade para os migrantes, evidenciando o compromisso da administração com a governança migratória. “Este selo é um reflexo do compromisso da Prefeitura com a governança migratória, evidenciando a dedicação em promover políticas que garantam igualdade de direitos e dignidade para todos os cidadãos”, destacou Aline Sikorski, coordenadora de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da Secretaria de Assistência Social (SAS).

Entre as ações realizadas pela Prefeitura em 2024, destacam-se a capacitação de servidores públicos, a 1ª Conferência Municipal de Migrações, Refúgio e Apatridia, e o início de atendimentos de regularização migratória e orientação a direitos, em parceria com diversas instituições. A cidade também promoveu eventos culturais para valorizar e integrar os migrantes, além de atualizar e disponibilizar digitalmente a Cartilha da Rede de Atendimento aos Migrantes em cinco idiomas.

Valquiria Forster, diretora executiva da SAS, ressaltou a importância da colaboração entre poder público e sociedade civil: “Ser contemplado com o selo é a coroação dos esforços do município em realizar a governança local relativa à migração de forma estratégica, priorizando ações articuladas entre as diversas políticas públicas.”

O processo de certificação MigraCidades integra a Plataforma “MigraCidades: aprimorando a governança migratória local no Brasil”, uma parceria entre a OIM, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), com o objetivo de melhorar a governança migratória nas cidades brasileiras.

Em Joinville, as ações voltadas aos migrantes são acompanhadas pela Comissão Intersetorial de Atenção aos Povos e Comunidades Tradicionais, Migrantes, Refugiados e Apátridas, que trabalha para garantir a continuidade e a eficácia das políticas públicas de acolhimento.

Avião com seis pessoas a bordo cai nos Estados Unidos Anterior

Avião com seis pessoas a bordo cai nos Estados Unidos

Secretaria de Educação divulga quadro com quase 1,5 mil vagas CEIs conveniados Próximo

Secretaria de Educação divulga quadro com quase 1,5 mil vagas CEIs conveniados

Deixe seu comentário