logo RCN

Espetáculo do Bolshoi e primeira noite da Mostra Competitiva foram destaques desta terça-feira, no Festival de Dança de Joinville

O Festival de Dança de Joinville teve uma programação com gêneros variados, nesta terça-feira (16 de julho). Um dos destaques foi o Ballet Carmen, da Cia Jovem do Bolshoi Brasil, que se apresentou às 17 horas, no Teatro Juarez Machado. Além disso, a Arena do Centreventos Cau Hansen, à partir das 19 horas, recebeu as apresentações da primeira noite da Mostra Competitiva, com os gêneros: Balé Neoclássico (Solo Feminino Júnior, Conjunto Júnior e Solo Masculino Sênior), Danças Populares Internacionais (Conjunto Sênior) e Danças Populares Brasileiras (Conjunto Júnior). Nessa noite, foram 26 competidores, de 23 grupos.

Foi um momento para o público se encantar com os movimentos envolventes do Neoclássico, bem como com o show de cores, ritmos e diferentes culturas representadas nas Danças Populares Nacionais e Internacionais, que contam sempre com a tradicional torcida para os grupos representantes de Joinville. Competidores como: a Companhia de Dança Liliana Vieira, a Bianca Ballet Escola de Dança e a “multicampeã” Escola Municipal Pedro Ivo Campos, do programa Dança na Escola. 

Sobre o “Carmen”, com a Cia. Jovem Bolshoi Brasil

Com coreografia de William Almeida e inspirado no conto homônimo do escritor Prosper Mérimée, o espetáculo “Carmen” conta a história de uma mulher à frente de seu tempo, ambientada na Espanha do século XIX. Com sua natureza enigmática, Carmen personifica a luta entre o desejo e a responsabilidade enquanto vive uma jornada de conflitos, amores e ciúmes. A coreografia é de William Almeida, e inspirado no homônimo do escritor Prosper Mérimée, o ballet “Carmen” é conduzido pela música de Georges Bizet.

A Cia. Jovem Bolshoi Brasil foi criada em 2008 para oferecer a oportunidade da primeira experiência profissional aos novos talentos que se formam em na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Em 2024 é formada por 17 bailarinos. Seu repertório vai do clássico ao contemporâneo, como o balé “Chopinianas” e as produções próprias “Kaori”, “Tabu” e “Jurei pro Amor um Dia te Encontrar”.

1ª Noite da Mostra Competitiva - 16/07 - Terça-feira


Balé Neoclássico

(Solo Feminino Júnior, Conjunto Júnior e Solo Masculino Sênior)

Danças Populares Internacionais

(Conjunto Sênior

Danças Populares Brasileiras

(Conjunto Júnior)

Confira o resultado da 1ª Noite da Mostra Competitiva no Instagram do Festival de Dança (@festivaldedancaoficial):: https://www.instagram.com/festivaldedancaoficial/ 

As fotos do Espetáculo Carmem e da 1ª Noite da Mostra Competitiva estão disponíveis no link: https://www.flickr.com/photos/festivaldedanca/ 


Festival da Sapatilha, Encontro das Ruas e Dance Silent também começaram nesta terça

O Festival da Sapatilha, competição que acontece no palco da Feira da Sapatilha, aberto ao público, também começou nesta terça-feira. Outra atração que teve início é o Encontro das Ruas, que segue com ampla programação até o dia 26. O evento que reúne os elementos da cultura hip hop terá atrações em quatro datas, com ações de grafite, batalhas de MCs e de Slam e, claro, de dança com as competições de All Style. Nesta terça, a partir das 9 horas, haverá Grafitagem no Saltare Centro de Dança. 

Uma novidade este ano, o Silent Dance, ou Dança Silenciosa, também foi um atrativo para o público, e quem pretende participar dessa experiência sensorial diferenciada, ainda terá oportunidades nos dias 17, 22 e 23 de julho, sempre no palco externo da Feira da Sapatilha. Inspiradas no fenômeno chamado de balada silenciosa que surgiu em 2005 na Holanda, a proposta convoca os participantes a dançar livremente conforme o canal de música  selecionado e, através da expressão corporal, tentar identificar quais pessoas estão  conectadas no mesmo canal. 


Encontro das Ruas

GRAFITAGEM

Dias 16, 20 e 21 de julho

A partir da 9 horas

Local: Saltare Centro de Dança

BATALHA DE MCS

Domingo, 21 de julho

19 horas

Local: Palco Externo da Feira da Sapatilha


BATALHA DE DANÇA (ALL STYLE)

Quarta-feira, 24 de julho

19 horas

Local: Palco Externo da Feira da Sapatilha


SLAM

Quinta-feira, 26 de julho

19 horas

Local: Palco Externo da Feira da Sapatilha


Dança Silenciosa

16, 17, 22 e 23  de julho

19H30

Palco Externo da Feira da Sapatilha


 


 SERVIÇO 

• O quê: 41º Festival de Dança de Joinville.

• Quando: 15 a 27 de julho de 2024.

• Onde: Complexo Centreventos Cau Hansen, localizado na avenida José Vieira, 315, América, Joinville; e palcos espalhados por Joinville e região.

• Patrocínio: Grupo Barigui, Leroy Merlin, Havan, ArcelorMittal TrimaniaCap, Fundação Catarinense de Cultura e Governo de Santa Catarina.

• Apoio: Caixa Econômica Federal, Correios, Global Estratégias Financeiras, Grupo Koch e Hap Vida-NotreDame Intermédica

• Parceiros de Mídia: Favretto Mídia Exterior e NSC TV.

• Promoção: Prefeitura Municipal de Joinville - Secretaria de Cultura e Turismo.

• Realização: Instituto Festival de Dança de Joinville e Ministério da Cultura e Governo Federal - União e Reconstrução.

• Mais informações: https://festivaldedancadejoinville.com.br


Na ONU, Brasil apresenta ODS para combater desigualdade étnico-racial Anterior

Na ONU, Brasil apresenta ODS para combater desigualdade étnico-racial

Ministra da Saúde comemora dados da imunização infantil Próximo

Ministra da Saúde comemora dados da imunização infantil

Deixe seu comentário