logo RCN

14ª Intermach apresenta inovações e tecnologias para a indústria metalmecânica

  • Foto: Alexandre Silvino / Divulgação -

O evento foi destacado como um ponto de encontro para profissionais e entusiastas do setor, impulsionando o desenvolvimento tecnológico e empresarial.

A 14ª Intermach - Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica estreou nesta terça-feira (11/7), trazendo diversas novidades em equipamentos e tecnologias para o setor.

Segundo os organizadores, o primeiro dia da feira superou as expectativas de público, com a presença de representantes de 14 estados e de todas as regiões do Brasil.

"Já no primeiro dia, a Intermach se consolidou como um ponto de encontro para profissionais e entusiastas do setor. O engajamento demonstrado pelos participantes, desde a abertura, comprova a relevância do evento como um catalisador para o desenvolvimento tecnológico e o fortalecimento empresarial", avalia Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora da Intermach.

A solenidade de abertura contou com a presença da vice-prefeita de Joinville, Rejane Gambin, vereadores, secretários municipais, lideranças de entidades representativas de diferentes setores, profissionais da indústria, imprensa e visitantes da feira.

Destacando o compromisso do município com a desburocratização e a consolidação de Joinville como uma das melhores cidades brasileiras para empreender, a vice-prefeita Rejane Gambin ressaltou a importância da Intermach para o setor industrial do país.

Ela acrescentou: "Pessoas de todo o Brasil vêm à Intermach para mostrar as inovações, tecnologias e novidades, para que outras pessoas e empresas possam adquirir esses equipamentos, gerando mais negócios e empregos. Além disso, a feira impulsiona a economia local, os hotéis e restaurantes, injetando recursos na nossa cidade".

Para Marcelo Schlachter, diretor da Regional de Santa Catarina da ABIMAQ - Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, a Intermach oferece aos profissionais e empresas do setor a oportunidade de conhecer presencialmente as tecnologias e equipamentos mais inovadores.

Segundo ele, esse contato direto está alinhado com as tendências crescentes do mercado: "Atualmente, observamos uma perspectiva mais positiva para o PIB e uma inflação mais baixa. Acreditamos que alguns ajustes ainda são necessários, como a redução gradual das taxas de juros nos próximos meses, para que máquinas e bens de capital possam ser adquiridos em condições mais competitivas".

Já o gerente executivo da Regional Norte-Nordeste do Sistema FIESC SESI SENAI, Marco Aurélio Goetten, destacou o espaço oferecido pela Intermach para o desenvolvimento profissional.

"Vamos trazer aproximadamente 200 alunos da rede estadual de ensino para a Intermach, a fim de mostrar a esses jovens as novas tecnologias e abrir suas mentes para carreiras na área técnica. Em parceria com a Prefeitura de Joinville, ACIJ e outras entidades, temos projetos de inovação educacional, incluindo robótica, programação e lógica. Estamos trabalhando em rede para fortalecer a indústria por meio do emprego em carreiras técnicas", afirmou Goetten.

A Intermach continua a apresentar as mais recentes inovações e soluções tecnológicas para impulsionar o setor metalmecânico, consolidando-se como um evento de referência para a indústria e o desenvolvimento econômico da região.


Congresso Técnico discute ESG 

Promovido pelos Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia em Santa Catarina, o Congresso de Inovação e Tecnologia – CINTEC, trouxe como tema de abertura “Transição Energética, Descarbonização e ESG”.

O painel foi conduzido pelo presidente da Tupy, Fernando de Rizzo; Valter Knihs, da WEG; e por André Teixeira, do Instituto SENAI de Tecnologia.

Para Luís Gonzaga Trabasso, pesquisador chefe do Instituto SENAI de Inovação em Joinville e mediador do debate, o CINTEC traz para o setor industrial oportunidades de inovação que contribuem para a retomada do protagonismo da indústria nos setores social e econômico do país.

Em relação ao tema da abertura, avalia: “É um tema urgente a ser resolvido para que possamos continuar não apenas sobrevivendo, mas crescendo do ponto de vista social e cultural. Reconhecemos que existe o problema, mas que também há propostas de solução que já estão sendo aplicadas no setor industrial. A nossa intenção é que essas iniciativas se propaguem às pessoas e empresas que participam do CINTEC e da Intermach”.

Já para o presidente da Tupy, Fernando de Rizzo, eventos como Intermach são importantes espaços para relacionamento e compartilhamento de informação entre públicos estratégicos para a indústria.

“As feiras são muito importantes aos pequenos produtores, às pequenas e médias empresas, que são os nossos fornecedores e que garantem a nossa competitividade. E aqui é um fórum que permite que todas as empresas da região possam vir conhecer, investir, ver as melhores práticas para adotar na sua empresa”, pontua.

Informações como desenvolvimento de novas baterias, novas formas de armazenamento, aplicação do hidrogênio como forma de descarbonização, foram alguns dos assuntos que despertaram a atenção do engenheiro de materiais Moisés Teixeira, durante a abertura do CINTEC.

“Como pesquisador e coordenador do Instituto SENAI de Inovação e Laser, em Joinville, é sempre bom ouvir de empresas e profissionais de renome em suas áreas de atuação, o que está acontecendo de fato. É interessante saber que o que a gente vê de futuro, na verdade já está mais próximo da realidade deles”, afirma Teixeira. 

O CINTEC acontece até sexta-feira (14/7), com diferentes temas relacionados à tecnologia e inovação. Nesta terça-feira (12/7), o evento acontece das 14h às 18h, com o painel “Além do Convencional: IA e Robótica”. A programação completa do Congresso está disponível no www.intermach.com.br


Rodada de Negócios e Workshops na programação 

Nesta quarta-feira (12/7), um dos destaques da Intermach é a Rodada de Negócios. Das 9h às 16h30, compradores e vendedores participam de reuniões individuais, com interesses mútuos na demanda e na oferta de produtos e serviços. 

Cada empresa tem a oportunidade de participar de dezenas de reuniões em um único dia, com boas possibilidades de fechar negócios durante a rodada, além de iniciar um relacionamento que cria resultados a médio e longo prazos.

Na programação de conteúdo, os workshops promovidos pelos expositores, apresentarão temas relacionados a produção de moldes e injeção, tratamento de água industrial, projetos hidráulicos, redução de custos de matéria prima, gestão de orçamentos, eficiência energética, fontes renováveis de energia, Indústria 4.0 e 5.0, robôs colaborativos, automação industrial, digitalização industrial, solda a laser, usinagem criogênica e prensas hidráulicas.

O mercado de aço inox também terá espaço específico na programação de workshops, onde serão abordados temas como aços inoxidáveis de alto desempenho e solda a laser para aços inoxidáveis. 

As inscrições para os workshops são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.intermach.com.br.


O quê: Intermach – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica  

Data: 11 a 14 de julho de 2023 

Horário: 13h às 20h 

Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC 




Joinville é a única cidade do Brasil a oferecer terapia fonoaudiológica para pacientes com Parkinson Anterior

Joinville é a única cidade do Brasil a oferecer terapia fonoaudiológica para pacientes com Parkinson

Centro Cirúrgico do Hospital São José é reformado e passa a operar com nove salas Próximo

Centro Cirúrgico do Hospital São José é reformado e passa a operar com nove salas

Deixe seu comentário