logo RCN

10ª Expoinovação em Joinville destaca inovação e empreendedorismo no Sul do Brasil

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Evento reúne mais de 50 palestrantes e busca fortalecer ecossistema de inovação na região

Começou nesta terça-feira (7) e segue até quarta-feira (8) a 10ª edição da Expoinovação, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do Sul do Brasil. Realizada em Joinville, a iniciativa tem como objetivo promover e fortalecer o desenvolvimento do ecossistema de inovação na região, além de apresentar tendências e novidades da área. O evento é organizado pelo Sebrae e Softville, com o apoio do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Joinville (Comciti) e da Prefeitura de Joinville.

Joinville, que já é considerada um dos principais polos de inovação da América Latina, vem se destacando cada vez mais como um ambiente favorável para empreendedores. "Saímos do 16º lugar das melhores cidades para se empreender no país para o terceiro lugar, em apenas dois anos. Criamos o Espaço do Empreendedor e o Código de Defesa do Empreendedor", detalha o prefeito Adriano Silva.

A Expoinovação deste ano reúne mais de 50 palestrantes de todo o Brasil, oferecendo 80 horas de conteúdo distribuídas em 5 palcos simultâneos. Entre os principais temas em destaque no evento estão produto e tecnologia, marketing e vendas, gente e gestão, operação e sucesso do cliente, além de explorar a cidade de Joinville como um centro de inovação.

Cerca de 4 mil visitantes devem participar do evento, que, nesta edição, também conta com uma feira de negócios. A Prefeitura de Joinville está presente com estandes que reúnem as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Inovação e Educação, além de outro com a Companhia Águas de Joinville. Neles, equipes e alunos abordam projetos de tecnologia e empreendedorismo na Rede Municipal de Joinville.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville, William Escher, foi um dos palestrantes do primeiro dia do evento e abordou o tema "Joinville inovadora: uma cidade polo de inovação e empreendedorismo no Brasil". Ele explicou iniciativas como o sandbox, que permite que empresas e startups fiquem até 2 anos com ISS reduzido em Joinville, possibilitando o teste de tecnologias no ambiente público antes de lançá-las no mercado.

Na tarde da terça-feira (7), o secretário de Educação de Joinville, Diego Calegari, também palestrou no palco "Gente e gestão", destacando "Educação que transforma: inovações para uma educação de qualidade".

No segundo dia da Expoinovação, Alexandre Luíz Longo, do Joinvasc, participou de um painel sobre inovações na saúde, apresentando casos de sucesso de Joinville. Além disso, na quarta-feira, a gerente da Secretaria de Cultura e Turismo, Vanessa Venske Falk, foi uma das participantes do painel sobre "Turismo na Rota da Inovação".

A Companhia Águas de Joinville também marcou presença no evento, apresentando projetos do InovaCAJ, o escritório de inovação da empresa. Os visitantes puderam conhecer projetos internos voltados à inovação, bem como iniciativas realizadas em parceria com outras empresas. Entre as soluções apresentadas, destacam-se projetos que fazem uso da Internet das Coisas para gerenciar a pressão na tubulação e dar alertas de alterações na rede, além de um aplicativo para gestão de obras. Profissionais da Companhia estiveram disponíveis para compartilhar informações sobre as iniciativas e receber ideias e sugestões dos visitantes.

Joinville divulga pré-classificação de vagas em Centros de Educação Infantil para 2024 Anterior

Joinville divulga pré-classificação de vagas em Centros de Educação Infantil para 2024

Cerca de 15 mil palestinos fugiram do norte para o sul de Gaza em 4 dias Próximo

Cerca de 15 mil palestinos fugiram do norte para o sul de Gaza em 4 dias

Deixe seu comentário