Câmara de Joinville concede Título de Cidadão Honorário ao senador Esperidião Amin |
Santa Catarina enfrenta combo climático com temporais, frio intenso e chance de neve
-
Foto: Arquivo/SECOM -
Rajadas de vento, granizo e temperaturas negativas estão entre os fenômenos previstos
Santa Catarina se prepara para enfrentar um verdadeiro "combo climático" nos próximos dias, segundo alerta da Defesa Civil. A partir desta quinta-feira (7), o Estado será atingido por instabilidades causadas por um ciclone no mar, trazendo temporais, ventos fortes, frio intenso e até possibilidade de neve na Serra.
O mau tempo começa pelo Oeste e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, entre a manhã e a tarde, e se espalha para as demais regiões ao longo do dia. O risco é moderado para alagamentos, destelhamentos, queda de galhos, árvores e danos à rede elétrica.
As temperaturas também começam a cair. Nesta quinta-feira, as mínimas variam entre 7°C e 10°C nos Planaltos, e de 11°C a 15°C nas demais regiões. À tarde, os termômetros atingem máximas entre 18°C e 23°C, dependendo da localidade.
Na sexta-feira (8), a instabilidade persiste, com previsão de chuva forte, raios, rajadas de vento de até 60 km/h no Litoral e Planalto Sul, e risco de granizo. O mar fica agitado, com ondas entre 2,5 e 3,0 metros de altura, condição que eleva o risco de ocorrências costeiras.
Durante a tarde e noite de sexta, uma massa de ar frio e seco avança sobre o Estado, derrubando ainda mais as temperaturas. As mínimas devem ser registradas à noite, com valores abaixo de 5°C do Meio-Oeste aos Planaltos e próximas de 0°C nas regiões mais elevadas. No Oeste, os termômetros ficam abaixo dos 10°C e no Litoral, próximos de 12°C. O frio intenso representa risco de desconforto térmico, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.
Neve pode aparecer no sábado
O frio se intensifica no sábado (9), com condições favoráveis à ocorrência de precipitação invernal, incluindo neve, na Serra catarinense durante a madrugada. As temperaturas mínimas ficam abaixo de 5°C em boa parte do Estado e podem atingir até -4°C nas regiões mais altas. No Litoral, as mínimas variam entre 5°C e 9°C.
Apesar do tempo firme com sol entre poucas nuvens ao longo do sábado, as temperaturas permanecem baixas. As máximas não devem ultrapassar os 10°C em grande parte do Estado, com exceção do Litoral, onde podem chegar a 15°C. O mar continua agitado, mantendo o risco moderado para ocorrências costeiras.
Deixe seu comentário