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Vereadores fiscalizam obras da Ponte Joinville e destacam avanço dentro do cronograma

  • Foto: CVJ / Divulgação -

Com 980 metros de extensão, estrutura sobre o rio Cachoeira é considerada a maior obra municipal do Brasil

Na manhã desta quarta-feira (7), vereadores da Comissão de Urbanismo da Câmara de Joinville realizaram uma diligência no canteiro de obras da Ponte Joinville, ligação viária entre os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, sobre o rio Cachoeira. A construção, iniciada há um ano e com previsão de mais um ano para ser concluída, é considerada a maior obra municipal em execução no Brasil, segundo o presidente da comissão, vereador Lucas Souza (Republicanos).

Com 980 metros de extensão, a ponte será um novo eixo de mobilidade urbana na cidade. De acordo com Souza, o cronograma está sendo cumprido e o maior desafio será a etapa de concretagem, prevista para junho ou julho, quando serão utilizadas 76 mil toneladas de concreto. “São mais de 30 anos de expectativa social por essa obra e o que nos deixou felizes é saber que o cronograma está em dia”, destacou.

Participaram da fiscalização os vereadores Liliane da Frada (Podemos), Vanessa Venzke Falk (Novo), Adilson Girardi (MDB) e Wiliam Tonezi (PL). Eles foram recebidos por engenheiros do consórcio Nova Engevix – Azimute e da Álya Construtora, além do secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Jorge Luiz Correia de Sá, e sua equipe.

Para o vereador Wiliam Tonezi, que acompanha a obra desde a legislatura anterior, o ritmo atual não garante a conclusão dentro do prazo. “O cronograma é justo. Não há fôlego para a execução da obra. Se você atrasar uma etapa, não consegue mais recuperar”, afirmou. Ele também levantou dúvidas sobre divergências em relação ao edital e pretende solicitar documentação para acompanhar o andamento técnico da obra.

O investimento na Ponte Joinville é de US$ 40 milhões, fruto de um contrato de financiamento internacional entre a Prefeitura de Joinville e o Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata).


Detalhes técnicos da obra

Extensão: 980 metros

Canal navegável: 80 metros de largura e 9,5 metros de altura

Aço utilizado: 2 mil toneladas

Concreto previsto: 76 mil toneladas

Escavação para fundações: 3,3 km

Estacas metálicas: 210 toneladas

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