logo RCN
Notícia

Vinícola faz 135 fogueiras para salvar área de vinhedo de geada em SC

  • G1 -

Uma vinícola em Campo Belo do Sul, na Serra catarinense, usou 135 fogueiras para salvar uma área de vinhedos da geada na madrugada de sábado (25).

A técnica foi utilizada em um hectare de terra, onde a brotação das variedades Pinot Noir e Merlot já estavam avançadas, segundo o engenheiro agrônomo responsável Marlus Pereira (veja vídeo acima).

"Essa técnica é muito utilizada em vinhedos da França para amenizar a situação. Não há estudos específicos sobre o método, mas é uma alternativa para tentar salvar alguma área com brotação adiantada", explica.

Ainda conforme o agrônomo, as fogueiras são acesas somente quando há previsão de geada e possibilidade de danos nos parreirais, como necrose ou queima das plantas.

"Nós fazemos monitoramento do tempo para saber se vai ter geada e, 24h antes, já deixamos a área pronta [...]. A partir disso, vamos monitorando a temperatura. Quando chega a 1ºC, começamos a acender as fogueiras para manter o local aquecido", diz.

Na data em que a técnica foi utilizada, a região serrana do estado amanheceu com geada e temperaturas negativas em alguns municípios, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições meteorológicas no estado.

De acordo com Pereira, as fogueiras foram montadas com distância de 10 metros entre elas, aproximadamente, em uma área de um hectare. Para prepará-las, foram usados toneis, madeira, palha e diesel.

"Nós começamos acender por volta da 1h com mais fogo do que fumaça, para manter aquecido, o que aumentou a temperatura na área em até 3ºC. Foi bem positivo", afirma.

O agrônomo explica que o trabalho durou até 6h, quando o risco de geada cessou e as fogueiras foram apagadas. "A geada necrosa os tecidos e impossibilita a produção de uvas e vinhos, consequentemente. E a gente conseguiu salvar [a plantação]".(G1)

Brasil tem 30 mortes por covid-19 em 24 horas Anterior

Brasil tem 30 mortes por covid-19 em 24 horas

Brasil registra 23 mortes por covid-19 em 24 horas Próximo

Brasil registra 23 mortes por covid-19 em 24 horas

Deixe seu comentário