Última parada da ETA Cubatão exige economia de água em Joinville
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Manutenção de modernização será realizada no sábado (20/9), com retorno gradual do abastecimento até terça-feira (23)
No próximo sábado (20), a partir das 16h, ocorrerá a última parada da ETA Cubatão para realização de obras de modernização. A previsão é que a estação permaneça desligada durante 16 horas, isto é, até a manhã de domingo (21).
A paralisação será mais longa que as anteriores devido à complexidade dos serviços programados para essa última etapa. A água deve ser usada de forma consciente sempre, mas quando ocorrem manutenções na ETA, o uso deve ser ainda mais restrito.
Por isso, a Companhia Águas de Joinville orienta à população que, a partir de sexta-feira (19) só utilize água para beber, cozinhar e para higiene pessoal, para que as caixas-d’água das residências estejam cheias no dia da parada (20) e consigam suprir demandas essenciais.
“Esta parada da ETA terá duração maior e dessa vez inicia num sábado. Por isso, a população deve economizar água a partir de sexta-feira e manter a restrição até terça, quando todos os bairros atendidos pela ETA Cubatão estiverem com abastecimento normalizado”, diz Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville.
Como planejar as atividades ao longo da semana
– Tarefas que exigem um grande volume de água, como lavar roupas, carros e calçadas, devem ser realizadas até quinta-feira (18/9).
– Ter caixa-d’água no imóvel é muito importante. O ideal é a proporção de 200 litros, por dia, por morador. Caso a caixa tenha capacidade menor que a ideal, a orientação é limitar ainda mais o consumo. Se necessário, encher baldes e abastecer a geladeira com água.
– Na sexta-feira (19/9) deve ser iniciada a restrição no uso de água para manter a caixa-d’água do imóvel cheia; utilizar apenas para beber, preparar alimentos e para higiene pessoal.
– Manter o uso consciente da água, apenas para atividades essenciais, no dia da parada, sábado (20/9), até que o sistema esteja totalmente restabelecido, o que deve ocorrer até terça (23).
Normalização do abastecimento
Depois que a obra for concluída e a ETA Cubatão religada, as regiões mais próximas da estação, que fica em Pirabeiraba, começam a ter o fornecimento restabelecido. A água deve chegar nas residências ao longo da noite de domingo e durante a segunda-feira, porém, com a pressão reduzida. A população vai perceber que a pressão da água está menor.
As regiões próximas ao Distrito de Pirabeiraba devem ter o abastecimento normalizado ao longo de segunda-feira (22). Já em áreas mais altas e mais distantes, o sistema deve ser restabelecido até terça-feira (23).
O status do abastecimento poderá ser acompanhado pelas redes sociais da Companhia e da Prefeitura. O aviso laranja indica que o abastecimento está impactado, quando a ETA está parada. O aviso na cor amarela é utilizado quando o abastecimento está em recuperação, ou seja, quando a ETA é religada. Por fim, o aviso verde indica o abastecimento normalizado.
Os bairros atendidos pela ETA Cubatão são Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, América, Atiradores, Aventureiro, Bom Retiro, Boa Vista, Bucarein, Centro, Comasa, Costa e Silva, Dona Francisca, Espinheiros, Fátima, Floresta, Guanabara, Iririú, Itaum, Jardim Paraíso, Jardim Iririú, Jardim Sofia, Jarivatuba, João Costa, Paranaguamirim, Parque Guarani, Petrópolis, Pirabeiraba, Rio Bonito, Santo Antônio, Saguaçu, Ulysses Guimarães, Vila Cubatão, Zona Industrial Norte e Zona Industrial Tupy.
Deixe seu comentário