logo RCN
Notícia

SFS: Programa Lar Legal do PJSC entrega 405 títulos de propriedade

??As solenidades e atos oficiais do Poder Judiciário alusivos à transferência simbólica da capital do Estado para o município de São Francisco do Sul tiveram mais um momento de grande significado para a comunidade local na quinta-feira (11/8): 405 títulos de propriedade foram entregues por meio do programa Lar Legal. Trata-se de uma iniciativa de regularização fundiária que legaliza imóveis até então não reconhecidos formalmente pelo poder público.

Além das famílias beneficiadas, a solenidade contou com a participação de autoridades do Judiciário catarinense, da Procuradoria-Geral do Estado, do Ministério Público e da Prefeitura de São Francisco do Sul. Na oportunidade, o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi, fez um resgate histórico do programa e de seu alcance no território catarinense.

Mais de 20 mil famílias, lembrou Blasi, já foram atendidas em duas décadas de existência do programa. Por meio do Lar Legal, explicou o presidente, centenas de processos de imóveis pendentes de regularização são analisados e encaminhados de uma só vez, garantindo uma resposta mais rápida às comunidades.

"Trazer a São Francisco do Sul esse evento do Lar Legal, no dia de hoje, é muito significativo. Entre os vários programas sociais do Tribunal de Justiça, esse é o de maior amplitude. É um programa que garante um documento de propriedade para chamar aquele imóvel de seu. É, portanto, um programa de cidadania. Porque cidadania é o direito a ter direitos. E um dos direitos fundamentais é o direito de propriedade", anunciou Blasi.Um dos contemplados pelo programa nesta quinta-feira em São Francisco do Sul, o líder comunitário Célio Canabarro Vidal Filho traduziu como a soma de esforços promovida pelo programa repercute no direito à cidadania de seus beneficiados: "Graças ao programa Lar Legal existe essa facilitação, essa dedicação de vários órgãos envolvidos em prol da comunidade. Sabemos a dificuldade que é o acesso à informação para conseguir chegar a esse documento, que dá integridade ao nosso imóvel."

Homenageado durante a solenidade, o coordenador do programa, desembargador Selso de Oliveira, reforçou que o poder público cumpre seu papel social por meio do Lar Legal. "O título de propriedade não é uma coisa simplória. É muito importante essa segurança de saber que lá naquele local, no dia a dia, o pai e a mãe sabem que estão acolhendo seus filhos com segurança: 'esse lugar é nosso, essa rua nos pertence, essa praça nos pertence, essa cidade nos pertence porque somos donos desse pedaço de chão onde descansamos e convivemos'", refletiu.

Manifestações

"É uma honra muito grande fazer parte do programa Lar Legal. São várias engrenagens para que ele funcione: Prefeitura, servidores, advogados. O Ministério Público é um parceiro, sem sombra de dúvidas. Somos várias engrenagens, ninguém faz nada sozinho", disse Fernando Seara Hickel, juiz cooperador do Lar Legal.

"Parabéns a todos os nossos munícipes que hoje estão recebendo o seu título de propriedade. Acompanhamos o sofrimento de cada um para regularizar sua propriedade, requerer o alvará de licença. Esses problemas todos serão resolvidos a partir do momento em que vocês têm o título de propriedade", ressaltou Godofredo Gomes Moreira Filho, prefeito de São Francisco do Sul.


Johnson's vai parar de fabricar talco após processo bilionário Anterior

Johnson's vai parar de fabricar talco após processo bilionário

Autor de facada em Salman Rushdie é identificado Próximo

Autor de facada em Salman Rushdie é identificado

Deixe seu comentário