logo RCN

Santa Catarina inicia reforço da vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses

  • Foto: Josiane da Costa / SES -

Nova dose reforça proteção contra diferentes sorogrupos e integra calendário vacinal estadual a partir de 1º de julho

A partir desta terça-feira (1º), Santa Catarina começa a aplicar a vacina meningocócica ACWY como dose de reforço para crianças de 12 meses. A medida, implementada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), tem o objetivo de ampliar a proteção infantil contra formas graves da doença meningocócica, causada por diferentes sorogrupos da bactéria do meningococo (tipos A, C, W e Y), contribuindo para a redução de casos e internações no estado.

Com a nova orientação, o esquema vacinal para crianças passa a ser composto por duas doses da vacina meningocócica C (conjugada) aplicadas aos 3 e 5 meses de idade, seguidas da dose de reforço aos 12 meses com a vacina ACWY. A vacinação para adolescentes de 11 a 14 anos com a vacina ACWY permanece inalterada.

Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), a introdução da vacina ACWY no reforço substitui a dose anterior que protegia apenas contra o sorogrupo C. “A vacina já era ofertada para adolescentes. Agora, com a inclusão no calendário de rotina para crianças de um ano, reforça a importância da prevenção desde os primeiros anos de vida e também para manter a caderneta de vacinação atualizada. As vacinas estão disponíveis gratuitamente nos postos de saúde para garantir a proteção das crianças”, explica João Augusto Fuck, diretor da DIVE.

Crianças que já receberam o esquema completo com a meningocócica C, incluindo reforço, estão consideradas imunizadas e não precisam de nova dose. Já aquelas que não tomaram o reforço aos 12 meses poderão se vacinar até os quatro anos de idade.

A meningite meningocócica é uma doença grave e de evolução rápida, podendo causar morte ou sequelas. Os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça intensa, rigidez na nuca, vômitos, manchas roxas na pele e sonolência. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenção.

Desastres relacionados às chuvas triplicaram no país, aponta relatório Anterior

Desastres relacionados às chuvas triplicaram no país, aponta relatório

Joinville amplia vacinação contra a gripe com ações em escolas e CEIs Próximo

Joinville amplia vacinação contra a gripe com ações em escolas e CEIs

Deixe seu comentário