logo RCN
JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS

Retalhos da história

  • Foto Celesc - Usina do Salto Piraí

Da redação Ary Silveira de Souza - 27/01/2023 - 15h05min -  Saiba o que aconteceu quando a população esperava a chegada da luz elétrica.

Na noite de 14 de fevereiro de 1909 a população de Joinville se preparava para receber a iluminação elétrica e dar adeus aos lampiões a querosene que iluminavam as casas e vias públicas. A construção da usina do Salto Piraí iniciada em 1907 pela empresa de Eletricidade dos sócios Olímpio Nóbrega de Oliveira, Domingos R. da Nova Júnior e Alexandre Schlemm, estava concluída.

Autoridades e populares na Rua do Meio e adjacências da usina da empresa aguardavam o histórico momento. Todos os lampiões que iluminavam o centro foram apagados e para a decepção geral, ao ser acionada a chave as luzes não acenderam. Somente duas semanas depois a situação foi normalizada e Joinville passou a ser iluminada por energia elétrica. Há mais de 100 anos a usina continua  produzindo energia elétrica, sem interrupção. Fonte: livro “Do Cantão para Joinville” – a saga da família Schmalz/Wilson Gelbcke/Editora Letradágua/2001.

Nota: Rua do Meio (Caminho do Meio) antiga denominação da atual rua 15 de Novembro.

Carnês da coleta de resíduos 2023 estão sendo distribuídos para os contribuintes Anterior

Carnês da coleta de resíduos 2023 estão sendo distribuídos para os contribuintes

Obra na zona Sul interdita trânsito na rua Florianópolis neste domingo (29) Próximo

Obra na zona Sul interdita trânsito na rua Florianópolis neste domingo (29)

Deixe seu comentário