logo RCN
NOTÍCIAS

Polícia Civil participa da Operação 'Petróleo Real' e fiscaliza postos de SC

  • Divulgação -

Na quinta-feira (08), a Polícia Civil de Santa Catarina participa da Operação "Petróleo Real" a fim de fiscalizar possíveis infrações em postos de combustíveis. A ação faz parte de uma mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) e da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e ocorreu em todos os Estados.

Em Santa Catarina, a iniciativa envolveu seis municípios: Florianópolis, Joinville, Criciúma, Itajaí, Joaçaba e Chapecó.

As vistorias verificaram a qualidade do combustível, a validade dos produtos, a aferição das bombas de abastecimento, a transparência da composição dos preços ao consumidor e outras possíveis infrações administrativas e criminais.

Em Santa Catarina, foram vistoriados 71 postos de combustíveis, sendo verificadas 304 bombas, encontradas 09 bombas irregulares e autuados 05 postos. As irregularidades encontradas foram: vazamento na bomba, vazamento no bico e irregularidade na quantidade de combustível entregue, uma vez que ultrapassou o limite de divergência permitido. Não houve prisão em flagrante. A Secretaria de Fazenda verificou 10 irregularidades lavrando os procedimentos cabíveis.

A "Petróleo Real" segue o decreto nº 10.634 de 22 de fevereiro de 2021, que dispõe sobre o direito de os consumidores receberem informações corretas, claras, precisas, ostensivas e legíveis sobre os preços dos combustíveis em território nacional.

O decreto tem contribuições do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), além do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Participam das vistorias a Polícia Civil, Procon, Polícia Militar, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Instituto de Metrologia de Santa Catarina - IMETRO/SC e a Secretaria de Fazenda Estadual.

Prefeitura de Joinville propõe ação condenatória por prejuízos causados com as obras do Rio Mathias Anterior

Prefeitura de Joinville propõe ação condenatória por prejuízos causados com as obras do Rio Mathias

Governo entrega projetos para reajustes salariais do magistério e da segurança Próximo

Governo entrega projetos para reajustes salariais do magistério e da segurança

Deixe seu comentário