logo RCN
Notícias

Pesquisadores de Joinville lançam aplicativo gratuito para prevenção ao suicídio

  • Pexels - No evento será divulgado onde e como acessar o app, além de responder dúvidas dos participantes

Na quinta-feira, 16, o Laboratório de Pesquisas em Aplicações Visuais (Larva), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joinville, lançará o aplicativo gamificado, "Follow U", para prevenção ao suicídio. O evento ocorrerá na plataforma Teams, às 19h.

Para participar do lançamento e receber informações sobre o aplicativo, os interessados devem preencher o formulário de inscrição. No evento será divulgado onde e como acessar o app, além de responder dúvidas dos participantes.

O Follow U é uma plataforma gratuita que cria um grupo de adolescentes (anonimamente) que devem responder questões relacionadas à ideação suicida, ganhando incentivos (gamificação) ao responder as questões.

A participação no grupo é voluntária e ocorre após convite. As respostas são acompanhadas, exclusivamente, por um profissional, responsável pelo grupo.

A iniciativa de uso do app deve partir e ser coordenada por um psicólogo escolar que é o profissional que vai criar os grupos e convidar os adolescentes.

O Follow U é resultado de três anos pesquisas em nível de mestrado do acadêmico Gabriel Conejo, sob orientação dos professores, Marcelo da Silva Hounsell, doutor em Engenharia de Manufatura, e Isabela Gasparini, doutora em Computação.

O desenvolvimento do app contou com a ajuda das psicólogas escolares, Caroline Schipmann Jung, Marcilei Kraft Hounsell e Renata Beatriz Zenere Poiski que possuem experiência direta com estudantes do ensino médio em Joinville.

O Larva é um laboratório de pesquisa com excelência no desenvolvimento de Jogos Sérios, associado ao Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Udesc Joinville. Com mais de 20 anos de existência, o grupo atua nas áreas de Realidade Virtual, Realidade Aumentada, Computação Gráfica, Modelagem Geométrica, Processamento de Imagens, Visão Computacional, entre outras.


SC registrou reação à vacina em 0,2% dos vacinados Anterior

SC registrou reação à vacina em 0,2% dos vacinados

Cartão de estacionamento de idoso poderá ter validade nacional Próximo

Cartão de estacionamento de idoso poderá ter validade nacional

Deixe seu comentário