logo RCN
JOINVILLE DE TODOS OS TEMPOS

O “submarino” do Boa Vista

  • Jornal do Boa Vista - Bote do empresário Edson Halter

Embarcação estranha provoca a curiosidade de pescadores do Boa Vista.

Com este título o Jornal do Boa Vista na sua edição de junho de 2000, publicou:  “O assunto veio à tona quando a reportagem do Jornal do Boa Vista esteve no galpão de José Fagundes de Oliveira (Zé do Arcênio), um profissional que se dedica à construção de pequenas embarcações, principalmente canoas de um pau só e bateiras, na rua Emílio Petry, uma lateral da rua Albano Schmidt. Lá chegando, a reportagem se deparou com uma embarcação muito semelhante a um submarino, foi então que Zé do Arcênio forneceu pistas que resultaram na reportagem.

Seguindo as informações de Zé do Arcênio, chegamos até o proprietário da estranha embarcação, o empresário Edson Halter. Ele explicou que costuma passar fins de semana em sua casa de veraneio na ilha das Flores e que muitas vezes o mau tempo o impedia de voltar nas tardes de domingos para atender compromissos nas manhãs de segundas-feiras. Com a compra da embarcação, um bote construído com metal e totalmente fechado, utilizado pela Petrobras em operações de emergência, capaz de navegar em mar revolto, o empresário conta que resolveu o problema.

A embarcação tem entrada e saída pela escotilha. Por possuir lastro, não vira, podendo ser encoberto pelas ondas. Seu motor de 45 hp oferece potência para navegar mesmo em condições mais adversas. Atinge velocidade de 7,8 nós, cerca de 15 km/h e tem capacidade para 8 pessoas.  Disse o empresário que investiu aproximadamente R$ 8 mil reais na compra da embarcação, ‘um preço razoável face a segurança que proporciona’, enfatizou Edson Halter.

Ele confirmou que ao ser vista por pescadores, a embarcação sempre desperta curiosidade por sua semelhança com um submarino”.


​​

Relatos de cegueira levam Anvisa a proibir venda de pomadas capilares Anterior

Relatos de cegueira levam Anvisa a proibir venda de pomadas capilares

Andomar, que andava na Estrada da Ilha Próximo

Andomar, que andava na Estrada da Ilha

Deixe seu comentário