logo RCN
Notícia

Kiev diz ter reconquistado milhares de quilômetros de território

  • Terra -

As autoridades militares da Ucrânia informaram neste domingo (11) que reconquistaram mais de três mil quilômetros quadrados de território desde o início de setembro, em uma série de contraofensivas ao leste do país. "Ao redor de Kharkiv, nós começamos a avançar não apenas ao sul e ao leste, mas também na direção norte. Estamos a só 50 quilômetros da fronteira [com a Rússia]", disse o chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Valeriy Zaluzhny.

O anúncio vem após os ucranianos anunciarem a recuperação das cidades de Kupiansk, Izyum e Balakliya, que estavam ocupadas desde os primeiros dias do conflito iniciado em 24 de fevereiro.

Já o chefe da administração militar regional de Lugansk, Serhiy Gaidai, postou uma mensagem em seu Telegram, que foi repercutida pelo site Ukrinform, e que aponta que "os ocupantes russos e seus aliados estão fugindo" em direção à Rússia.

A região, que tem forte presença de grupos separatistas, estava praticamente controlada pelos russos desde o fim de julho.
"A bandeira ucraniana dos nossos guerreiros foi fincada na noite de ontem no prédio da administração municipal de Kreminna, e ela está intacta porque os russos parecem ter entendido tudo e não ousaram tirá-la de lá. Os russos e seus colaboradores estão fugindo em direção à Rússia", escreveu Gaidai.

Oficialmente, o governo russo disse que na região de Kharkiv - uma das maiores do país - está ocorrendo um reagrupamento de tropas para seguir em direção a Donetsk. E que a fuga apontada por Kiev, na verdade, é uma evacuação em massa de civis por conta dos bombardeios.

No entanto, um dos principais aliados dos militares russos na Ucrânia, o líder checheno Ramzan Kadyrov, fez críticas públicas ao Ministério da Defesa e a forma adotada para atuar em Kharkiv. (Terra)

Estátua do Monumento ao Imigrante está em fase final de restauro Anterior

Estátua do Monumento ao Imigrante está em fase final de restauro

Carta escrita por Elizabeth II só poderá ser aberta em 2085 Próximo

Carta escrita por Elizabeth II só poderá ser aberta em 2085

Deixe seu comentário