logo RCN
NOTÍCIAS

Joinville recebe selo de segurança sanitária em turismo

Joinville acaba de ser contemplada com o selo de excelência e segurança sanitária em turismo, o Safe Travels. A identificação internacional foi criada em 2020 pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTT) e tem o objetivo de reconhecer locais e empreendimentos turísticos que estão empenhados em garantir a segurança, protocolos globais de higiene e saúde, principalmente relacionados à Covid-19. 

A cidade é a sexta no estado a ter o selo. Em Santa Catarina, a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) é a responsável por intermediar o pedido do selo com a WTTT. 

De acordo com a diretora executiva da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Francine Olsen, o reconhecimento internacional é resultado dos trabalhos da secretaria em conjunto com o trade turístico da cidade. 

"Acompanhamos de perto a retomada do setor. Agora, com o selo, temos ainda mais argumentos para afirmar que somos um destino turístico seguro. Estamos empenhados em receber e atender a quem chega a nossa cidade da melhor forma possível", afirma.

Além disso, esta conquista contribuirá para "restabelecer a confiança dos turistas e viajantes, incentivando o incremento do fluxo turístico em nossa cidade", reforça Ozei Luiz da Silva, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Joinville Região Convention & Visitors Bureau.

De acordo com o proprietário da Agrícola da Ilha, Dario Bergmann, a certificação contribui significativamente para os empreendedores locais respaldando a readequação feita para atender o novo momento.

"Estar em lugar seguro é primordial a cada cidadão, principalmente agora. Estamos sentindo a necessidade tremenda de viajar, de voltar a ter momentos agradáveis, felizes e seguro com a família. Ter esta certificação ajuda na decisão a ser tomada pelo turista", destaca. O empresário atua há mais de três décadas impulsionando o turismo local.

Turismo joinvilense mais fortalecido

Em paralelo ao selo Safe Travels, outra iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo já surte efeito na prática. De acordo com o boletim mais recente divulgado pelo Almanach da Santur - ferramenta que traz um panorama do setor no Estado - Joinville registra a maior adesão de empreendedores ao Cadastur e Selo Viaje+Seguro SC, dois importantes cadastros no setor.

O primeiro está vinculado ao Ministério do Turismo formalizando e legalizando os prestadores de serviços e o outro se trata de um programa catarinense com foco em estimular o turismo responsável no estado.

De acordo com dados extraídos do Almanach, há um acréscimo de 15% nas adesões do município ao Cadastur, 258 cadastros no mês de maio, sendo que em fevereiro eram 228 empresas cadastradas. Já pelo Selo Viaje + Seguro SC, Joinville subiu de 15 para 35 adesões. O resultado se deve à iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) na divulgação e incentivo junto aos empreendedores e cadeia produtiva do Turismo para que façam seus cadastros conforme orientação dos sites competentes. 

"Consideramos estes dados um ótimo termômetro para os nossos primeiros meses de trabalho. Sinaliza que estamos no fluxo certo. É um trabalho que exige tempo e dedicação exclusiva em ligar para cada local, explicar, esclarecer dúvidas e até ajudar no processo, se necessário", enfatiza Vanessa Falk, a gerente de Turismo e Eventos da Secult. 

 O Almanach (bit.ly/AlmanachTurismoSC) está sob a gestão da Diretoria de Estudos e Inovação da Santur e vem com o propósito de analisar o comportamento do mercado turístico, bem como se apresenta como uma ferramenta importante na tomada assertiva de decisões da área turística.

Unidades de Pronto-Atendimento de Joinville retomam atendimento integral Anterior

Unidades de Pronto-Atendimento de Joinville retomam atendimento integral

Joinville disponibiliza mais horários para o agendamento de pessoas com 55 anos ou mais Próximo

Joinville disponibiliza mais horários para o agendamento de pessoas com 55 anos ou mais

Deixe seu comentário