logo RCN
NOTÍCIAS

Joinville Contra a Dengue tem teatro on-line para alunos da Rede Municipal

  • SECOM-PMJ -

Joinville ganhou reforços importantes no combate ao Aedes aegypti: após assistir a uma peça de teatro, os estudantes da Rede Municipal de Ensino passaram a ser "detetives da dengue".

Como parte do projeto Joinville Contra a Dengue, a equipe da Vigilância Ambiental de Joinville preparou um teatro que está sendo apresentado para alunos das 159 unidades da Secretaria de Educação.

Na peça, os personagens falam sobre a dengue e ensinam como eliminar possíveis focos do mosquito. Já as crianças compartilham com seus familiares e amigos dicas como não acumular lixo, descartar recipientes que possam acumular água, limpar os potes de alimentos dos animais, manter os ralos protegidos, tratar água da piscina, vedar caixas d'água, entre outras ações.

Na Escola Municipal Governador Heriberto Hülse, no bairro Boa Vista, alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I assistiram à peça transmitida virtualmente na manhã de quinta-feira (10/6).

De acordo com a supervisora da escola, professora Clésnia de Oliveira, iniciativas lúdicas enriquecem o conteúdo já apresentado em sala. "A dengue já faz parte do nosso conteúdo pedagógico, inclusive porque estamos em uma região cor focos do mosquito. Ações como esta reforçam o trabalho dos professores, dentro das atividades já planejadas", afirma.

Atentos à história, as crianças demonstraram ter aprendido com os personagens e devem se tornar eficientes multiplicadores do combate à dengue.

A pequena Kemilly Sofia, de 5 anos, já preparou as orientações que vai dar quando chegar casa: "Eu aprendi hoje para jogar o lixo no lugar certo, senão o bichinho vai deixar um ovinho que vira mosquito".

Fiscalização intensificada

Após a apresentação virtual do teatro de bonecos, a equipe da Vigilância Ambiental irá às escolas para homenagear os pequenos detetives com um certificado de "honra ao mérito" pelo trabalho realizado.

Durante as visitas, também será realizada uma vistoria técnica para verificar se existem reservatórios que precisam de tratamento, inspecionar calhas e outros potenciais focos do mosquito.

Até o final do mês de julho, além das Escolas Municipais e CEIs, a Vigilância Ambiental de Joinville vai cumprir uma programação semanal de fiscalizações que inclui empresas, Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e Unidades de Pronto Atendimento. A primeira vistoria foi realizada nesta semana, no prédio da Prefeitura de Joinville.

Linha Expressa 6000 Norte/Itaum terá ampliação de horário Anterior

Linha Expressa 6000 Norte/Itaum terá ampliação de horário

CORONAVÍRUS - Joinville confirma 239 novos casos e três mortes Próximo

CORONAVÍRUS - Joinville confirma 239 novos casos e três mortes

Deixe seu comentário