Santa Catarina investe R$ 5 milhões em escola referência e amplia ações na volta às aulas 2026 |
Joinville realiza última blitz do Projeto Piava neste sábado para prevenir afogamentos
-
Foto: Prefeitura de Joinville/Divulgação -
Ação da Defesa Civil na Estrada Quiriri orienta moradores e turistas sobre segurança nos rios e já impactou mais de 1,6 mil pessoas na temporada
A Defesa Civil de Joinville realiza neste sábado (21) a última blitz educativa do Projeto Piava desta temporada. A ação será realizada no portal da Estrada Quiriri, a partir das 9h.
O Projeto Piava é realizado na temporada de verão com blitze orientativas nos finais de semana nas principais regiões de banho frequentadas pelos joinvilenses. É que nessa época do ano aumenta a procura por locais de banho e, consequentemente, o risco de ocorrências como acidentes e afogamentos nos rios.
“O projeto existe justamente para orientar moradores e visitantes sobre os cuidados básicos, segurança na água, atenção com crianças, evitar locais perigosos, além de conscientização sobre o meio ambiente e até o trânsito, porque esses pontos ficam bem movimentados. É uma ação simples, mas que faz muita diferença porque prevenção e orientação salvam vidas”, afirma Jairo Machado, gerente da Defesa Civil de Joinville.
Além da Defesa Civil, também participam da ação agentes do Departamento de Trânsito (Detrans), da Guarda Municipal, da Secretaria do Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros Voluntários e da Companhia Águas de Joinville.
Projeto Piava impactou mais de 1,6 mil pessoas nesta temporada
Nesta temporada, desde o início de dezembro, foram abordados 989 veículos e 1.670 pessoas receberam orientações sobre a prática segura de lazer nas áreas de rio, evitando afogamentos e acidentes.
Além da prevenção a afogamentos e acidentes, o público também recebe informações sobre turismo responsável, reforçando os cuidados adequados com o meio ambiente, trânsito e segurança.
Confira as principais orientações do Projeto Piava:
– Sempre deve haver um adulto supervisionando a criança nos rios
– Escolha um lugar seguro para banho
– Conheça a profundidade do rio e observe a correnteza
– Verifique a existência de obstáculos, como troncos, pedras ou galhos
– Observe as condições climáticas e eventos como enxurradas
– Evite mergulhar: os incidentes mais sérios ocorrem em mergulhos
– No caso de afogamentos, procure materiais flutuantes como boias e bolas para arremessar para a pessoa na água
– Limpe o local: não deixe latinhas, plásticos e outros materiais nas margens dos rios ou descartados irregularmente
– Não deprede o meio ambiente
– Sempre apague as fogueiras

Deixe seu comentário