logo RCN
Notícia

EUA anunciam US$ 1,1 bilhão em ajuda militar a Taiwan

  • G1 -

Washington é o principal aliado de Taipei. Tensão entre China e EUA aumentou após a visita de Nancy Pelosi à ilha reivindicada pelos chineses.Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (02/09) um pacote de ajuda militar a Taiwan no valor de 1,1 bilhão de dólares. O montante servirá à ilha, cuja soberania é reivindicada pela China, para reforçar seu sistema de mísseis e radares, segundo informou um porta-voz do Departamento de Estado americano.

O pacote é o maior já concedido a Taiwan pela gestão do presidente Joe Biden e inclui 60 sistemas de mísseis do tipo Harpoon e 100 mísseis de curto alcance AIM-9 Sidewinder, além de apoio financeiro para um sistema de radares.

A ajuda ainda precisa ser aprovada pelo Congresso dos EUA, onde Taiwan tem o apoio tanto dos democratas quanto dos republicanos, fazendo da aprovação uma mera formalidade.

O anúncio da nova ajuda ocorre em um momento de particular tensão entre os EUA e a China, acentuada pela recente visita a Taiwan da presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, Nancy Pelosi. Em represália, a China realizou exercícios militares de grande escala ao redor de Taiwan - o que levou a ilha a fazer o mesmo.

O porta-voz do Departamento de Estado argumentou que a ajuda militar é necessária para que Taiwan "mantenha a sua capacidade de se defender" e recordou que, desde 2010, o governo dos EUA notificou o Congresso de mais de 35 bilhões de dólares em ajuda militar a Taiwan.

Motivo de atrito entre EUA e China

Taiwan tem sido historicamente uma das maiores fontes de atrito entre a China e os EUA, sobretudo porque Washington é o principal fornecedor de armas de Taiwan e seria seu maior aliado militar no caso de uma possível guerra com Pequim.

A ajuda, argumentou o porta-voz do Departamento de Estado, cumpre com o princípio "uma só China", que Pequim impõe como base para os seus laços com qualquer país.

Esta política significa que o único governo chinês que os EUA devem reconhecer é o que está sediado em Pequim, o que os afasta das aspirações de independência de Taiwan.

Biden tem reiterado repetidamente o seu respeito a esse princípio, o que levou os EUA a cortar laços diplomáticos com Taipei e a estabelecê-los com Pequim há quase meio século.

Em troca, os EUA adotaram o Taiwan Relations Act de 1979, no qual se comprometiam a prestar ajuda militar à ilha, mas não deixavam claro se interviriam no caso de um ataque chinês, uma política apelidada de "ambiguidade estratégica".


Udesc Joinville realiza inscrição de oficina de inteligência artificial Anterior

Udesc Joinville realiza inscrição de oficina de inteligência artificial

Cientistas criam hidrogel capaz de melhorar a ação de tratamentos contra câncer Próximo

Cientistas criam hidrogel capaz de melhorar a ação de tratamentos contra câncer

Deixe seu comentário