logo RCN
NOTÍCIAS

Deputados alertam: 94 mil cirurgias eletivas represadas

  • Daniel Conzi/Agencia AL -

Parlamentares do PSDB e do PL alertaram o Executivo para o crescimento no número de cirurgias eletivas represadas, atualmente estimadas em 94 mil, e para o perigo representado pela erosão na lateral da pista da SC-418 durante a sessão de terça-feira (29) da Assembleia Legislativa.

"O número assusta e cresce rapidamente. Em 2019 eram 73 mil pessoas aguardando uma cirurgia, em abril de 2021 a fila já somava 94 mil pessoas. Sucessivas portarias autorizaram essas cirurgias nas janelas que a pandemia abriu, mas foram poucos dias", relatou Doutor Vicente Caropreso (PSDB).

Segundo o parlamentar, proibir cirurgias eletivas que demandam o uso de UTIs foi necessário para garantir o acesso ao kit intubação para os casos graves da Covid-19.

"Além da falta de leitos, a rede de hospitais filantrópicos encontra dificuldades na compra do kit intubação, que estão custando oito ou dez vezes mais e os distribuidores estão com dificuldade para entregar. Não há falta do kit, mas também não há em estoque", confidenciou Caropreso.

O representante de Jaraguá do Sul explicou que a queda do número de óbitos pela Covid infelizmente não diminuiu a pressão sobre o sistema de saúde.

"Cerca de 92% dos leitos de UTI estão ocupados, por isso o represamento das cirurgias eletivas é hoje o grande gargalo da saúde. É urgente imunizar contra a Covid para desafogar os hospitais", defendeu Caropreso, que propôs aumentar os repasses aos nosocômios e a compra, pelo estado, de kits intubação para uso na rede filantrópica.

Congelamento das pistas mantém bloqueio na Serra do Rio do Rastro Anterior

Congelamento das pistas mantém bloqueio na Serra do Rio do Rastro

Prorrogada consulta pública sobre nova tarifa de água Próximo

Prorrogada consulta pública sobre nova tarifa de água

Deixe seu comentário