logo RCN
Notícias

Deputado de SC cria PL para proibir exigência de passaporte da vacina

  • Daniel Conzi/Agência AL -

O deputado estadual Felipe Estevão (PSL) protocolou nesta semana na Assembleia Legislativa de SC (Alesc) um Projeto de Lei (PL) que propõe a proibição da exigência de cartões de vacinação contra a Covid-19 para ingresso em locais públicos e privados do Estado. O texto também estende a vedação para qualquer outro documento que comprove a imunização contra a doença.

O PL propõe sanções para quem descumprir a proposta, que vai de uma advertência por escrito até multa de R$ 5 mil, que dobra de valor em caso de reincidência.

Na justificativa, Estevão diz que o projeto tem por objetivo "garantir a liberdade de locomoção, inclusão social e do exercício dos direitos, de pessoas que ainda não foram vacinadas, [que] não podem se vacinar por motivos médicos, religiosos ou de crença particular, ou que não pretendem ser vacinada".

O texto acrescenta ainda que a exigência de meios comprobatórios da imunização representa cerceamento à liberdade e é um meio de segregação social.

"A vacinação de um indivíduo não depende da vacinação de terceiros para ter eficácia, sendo assim quem decide não se vacinar assume o risco sozinho, sem colocar a população vacinada em perigo", diz o deputado.

A visão vai na contramão do que pensa a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A pasta tem afirmado, desde o início do processo de vacinação, que a sociedade catarinense só estará realmente segura contra o vírus quanto 85% das pessoas estiverem imunizadas, o que reduzirá em muito a incidência de casos e óbitos pelo Coronavírus.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, o indivíduo pode, sendo vacinado ou não, contrair o vírus e transmitir para outras pessoas. "Nós vamos chegar até novembro a algo em torno de 90% da população vacinada. As campanhas estão aí, convidando as pessoas para se vacinarem. [...] A única arma contra o Coronavírus no médio e longo prazo é a vacinação. A atual é a manutenção da regra sanitária", disse.

O PL precisa ser aprovado em quatro comissões antes de ir a plenário.


Policiais ministram palestra sobre a Rede Catarina no Paranaguamirim Anterior

Policiais ministram palestra sobre a Rede Catarina no Paranaguamirim

Secretaria da Agricultura anuncia interdição de 10 áreas de cultivo de moluscos em SC Próximo

Secretaria da Agricultura anuncia interdição de 10 áreas de cultivo de moluscos em SC

Deixe seu comentário